Para além de clara vantagem profissional está cientificamente provado que a estimulação cerebral precoce potencia maiores graus de inteligência.

 

Estudos diversos demonstram que iniciar a aprendizagem de uma nova língua desde tenra idade estimula sinais sensoriais que permitem um desenvolvimento cerebral mais rápido.

 

Enquanto bebés, os seres humanos absorvem todos os sons que os rodeiam. Apesar de não falarem, produzem sons e desenvolvem a audição. Todos os bebés aprendem a sua língua materna de forma imersiva ou seja, começam a falar através da repetição e imitação das palavras que os adultos que os rodeiam mais proferem.

 

Não é coincidência que as primeiras palavras ditas por um bebé são geralmente “mamã, papá ou olá”. Isto deve-­?se ao fato de serem as palavras que mais estimulados são a repetir.

 

A metodologia Helen Doron prova-­nos que é possível aprendermos uma segunda língua da mesma forma: através da audição repetida e do reforço positivo. Tão simples quanto isto.

 

Se as crianças forem estimuladas desde cedo para a audição de sons, canções, palavras e fonética numa nova língua, absorvem os novos elementos tão rápido quanto a frequência com que forem estimulados. O reforço positivo funciona de igual forma.

 

Na língua materna, sempre que um bebé repete com sucesso uma palavra, todos os que o rodeiam reagem com alegria e demonstram o seu entusiasmo. Este entusiasmo leva o bebé a compreender que fez algo correto e torna a repetir a palavra. Esta metodologia poderá ser utilizada no ensino de uma língua estrangeira.

 

De acordo com a linguista e fundadora da marca Helen Doron, “as capacidades linguísticas de uma criança são inúmeras.” Foi esta teoria, comprovada após observar algumas aulas e comprovar resultados que me fez apaixonar por esta ideia. Gerir um negócio e, ao mesmo tempo, contribuir para o sucesso e desenvolvimento de milhares de crianças em todo o país deixa-­?me motivada e profissionalmente realizada.

 

Para além de estudos comprovados por todo o mundo, acredito nas vantagens do bilinguismo por as experimentar pessoalmente. Desde os 3 anos de idade que fui exposta à língua inglesa através de aulas, filmes, músicas e desde os 11 anos que participei em campos de férias em Inglaterra. Para além de sempre ter frequentado aulas e realizado exames oficiais sem dificuldade, após concluir a licenciatura o facto de ser bilingue permitiu-­?me frequentar um Master em Londres onde vivi e estudei por mais de um ano.

 

Dominar a língua inglesa permite-­? me trabalhar para uma multinacional e deslocar-­?me a qualquer lado sem dificuldades nem barreiras. Permite-­me ainda alargar os meus horizontes futuros e não temer novos desafios profissionais. Aos meus Pais e à sua visão devo esta sorte e este privilégio.

 

Mariana Batalha Torres

National Franchisor Helen Doron