Durante a gravidez poderá informar-se atempadamente sobre as principais medidas de segurança com o bebé. De acordo com a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), deverá ter em conta as seguintes medidas para evitar a asfixia do bebé:

 

Façam sempre uma escolha criteriosa daquilo que se dá à criança para ela brincar.

Evitem objetos pequenos e brinquedos com peças que se possam soltar, (menores que 3,2 cm ou com diâmetros inferiores a 4,5 cm, no caso dos esféricos e semiesféricos – berlindes, ovinhos, piões, etc.)

Escolham brinquedos macios, sem arestas vivas e que sejam de fácil limpeza.

Certifiquem-se de que não estão ao alcance da criança balões vazios ou rebentados, sacos de plástico ou objetos pequenos que se possam pôr na boca e asfixiar (uma moeda, uma pilha, um porta-chaves, um isqueiro…)

Caso existam crianças mais velhas em casa, guardem os brinquedos com peças mais pequenas em zonas mais altas.

Contem as peças dos brinquedos antes e depois da brincadeira para terem a certeza de que não fica nenhuma desaparecida.

Nunca lhe deem alimentos duros, como a amêndoa, o amendoim, o rebuçado, a fava, ou frutos com caroço, como as cerejas.

Retirem da cama almofadas, fraldas, laços ou fitas e brinquedos. • Façam a cama de baixo para cima, ou seja, com os pés do bebé encostados ao fundo e o lençol e os cobertores só até à altura do pescoço, para que não cubram a cabeça.

Os fios e as correntes das chuchas, brinquedos, roupas e acessórios devem ter, no máximo, 20 centímetros de comprimento.

 

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER:

Bebé em segurança em casa

Bebé em segurança na estrada

Saiba como evitar as intoxicações

.

.