O nascimento de um filho é sempre um momento único e maravilhoso para os pais. O primeiro filho traz muitas emoções e felicidade, assim como algumas dúvidas. Por que chora? Por que está tão irritado?

Há uma série de motivos que podem deixar o bebé desconfortável. E o seu descontentamento irá ser transmitido através do choro, a única forma que eles conhecem de demonstrar que algo os está a incomodar.

Eis os principais motivos que deixam o bebé irritado (e que podem ajudar os pais de primeira viagem):

1. Fome

Geralmente, quando o bebé sente fome, chora. Mas cada bebé é um bebé, e a sua satisfação pode variar. Há os que passadas duas horas já sentem fome novamente e os que conseguem aguentar mais tempo. Com o passar dos dias, os pais vão perceber a sua rotina e ajustar os horários das mamadas.

2. Fralda suja

Não há nada mais incómodo do que uma fralda suja. Até porque tanto as fezes como a urina entram em contacto direto com a pele do bebé, deixando-o desconfortável.

3. Assaduras

As assaduras são outro dos motivos que podem provocar choro no bebé. Pode não ter diretamente a ver com a frequência da muda de fralda, mas, por exemplo, com a acidez das fezes.

4. Cólicas

Entre um e três meses de idade, as cólicas são mais frequentes e provocam um grande desconforto no bebé. Pode tentar aliviar as cólicas fazendo suaves massagens na barriga, exercícios com as pernas ou mudá-lo de posição.

5. Sono

O sono pode manifestar-se sobre a forma de choro, principalmente até o bebé encontrar a sua rotina. Por isso, tente desde cedo criar essa rotina. Na altura de dormir proporcione um ambiente mais tranquilo e com menos luz.

6. Ambientes mais barulhentos

Há bebés que se adaptam bem a ambientes com mais barulho, mas há os que se sentem desconfortáveis com o excesso de estímulos à sua volta, principalmente os sons. A audição é um dos sentidos que está sempre em alerta, mesmo a dormir.