Este artigo tem mais de 6 anos
Patrocinado por
Farmácias Portuguesas
Apesar da amamentação parecer ser um processo tão natural e visivelmente simples, apresenta alguma complexidade, dentro do corpo da mãe.
Existem muitas mudanças que ocorrem no peito da mulher durante a gravidez e durante a amamentação, que todas as mães devem conhecer, nem que seja só por curiosidade:
Constituição da mama
- Dentro da mama existem milhões de alvéolos (pequenos sacos feitos de células que libertam o leite)
- Em torno dos alvéolos, a mama é constituída por células musculares que ao contraírem expulsam o leite para fora dos alvéolos
- Os ductos (pequenos tubos) levam o leite dos alvéolos para o mamilo.
Produção do leite
Quando o bebé mama, são transmitidos sinais – impulsos sensoriais – do mamilo para o cérebro:
- Em resposta, é produzida uma hormona – a prolactina – que irá fazer com que haja produção de leite nos alvéolos.
- Para além disso, outra hormona – a ocitocina – também é produzida e promove uma contração das células musculares em torno dos alvéolos. Isto faz com que o leite formado nos alvéolos flua através dos ductos até ao mamilo, ficando pronto para ser ingerido pelo bebé.
Curiosidades
- Quanto mais o bebé mama, mais leite é produzido, graças à prolactina.
- Existe uma substância no leite materno que permite que a produção de leite diminua ou deixe mesmo de ocorrer. Isto acontece quando fica muito leite acumulado na mama.
- Se o bebé deixar de mamar numa das mamas, essa mama pode deixar de produzir leite. Caso o bebé tenha tendência para mamar mais de uma mama do que da outra, essa mama irá produzir mais leite e tornar-se-á aparentemente maior do que a outra, uma vez que fica mais cheia. É por isso importante que o bebé mame das duas mamas de forma equilibrada.
Caso queira compreender melhor este processo natural da maternidade, dirija-se à sua farmácia, lá encontrará profissionais de saúde disponíveis para esclarecer as suas dúvidas e ajudá-la a amamentar ao seu bebé de maneira agradável e segura.
Saiba mais no site das Farmácias Portuguesas
Comentários