José Manuel Gaidão faleceu na segunda-feira à tarde, no Hospital de S. José, em Lisboa, vítima de aneurisma. Na hora de expirar, estava rodeado de familiares e amigos.
O empresário, de 54 anos, dera entrada no Hospital no dia 18 de Fevereiro, queixando-se de má-disposição. Sendo-lhe detectado um aneurisma, foi submetido no dia seguinte a uma intervenção cirúrgica de seis horas, de que já não saiu com consciência. Pouco depois os médicos declaravam a morte cerebral, situação que se manteve até, na segunda-feira, sucumbir a um último derrame.
Amigos e familiares confessavam-se ontem à tarde chocados com o desaparecimento repentino de José Manuel. A Basílica da Estrela foi pequena para acolher todos os que quiseram prestar-lhe uma última homenagem.
Duarte Siopa recorda o amigo, que considerava "uma pessoa única": "Ele viveu muito bem a vida e deixa muitas saudades. Tinha muita facilidade em fazer amigos, que também eram a sua família".
José Manuel Gaidão acompanhou de perto a recuperação da amiga Ana Maria Lucas, depois de esta sofrer um AVC, há cerca de um mês. Francisco Mendes, filho da ex-Miss Portugal, marcou ontem presença na Basílica da Estrela mas, comovido, não quis falar aos jornalistas.
"A Ana Maria Lucas quis vir aqui ontem, mas os filhos não deixaram, porque ainda está em recuperação. Ela ficou muito abalada com a notícia. Sendo uma pessoa que lê revistas e vê televisão, os filhos não podiam deixar de lhe dar a notícia", confidenciou Duarte Siopa.
O apresentador Eládio Clímaco recorda José Manuel Gaidão como "uma pessoa bem-disposta, solidária, amiga do seu amigo e com uma vontade enorme de viver". João Ribas, por seu turno, sublinha que José era "um grande amigo de há mais de 30 anos".
O hoquista Filipe Gaidão fez-se acompanhar da mulher, Karen, na despedida do primo. Também Maya fez questão de dizer o último adeus ao amigo, antes de ir para o estúdio gravar o programa "Contacto".
Depois do serviço religioso na Basílica da Estrela, o corpo de José Manuel Gaidão seguiu para o cemitério da sua terra natal, S. Pedro do Sul.Joana de Sousa Costa (texto)
Bruno Raposo (fotos)
Comentários