Afastada da televisão desde 2011, quando quase perdeu a vida numa trágica explosão em casa, Sónia Brazão tem sido cautelosa com a exposição pública desde que viu o seu nome envolvido em inúmeras polémicas. Contudo, decidiu aceitar o convite de Cristina Ferreira e esteve esta sexta-feira no programa das manhãs da SIC.

Ao reaparecer aos olhos do grande público, a antiga atriz garantiu estar a viver uma fase de grande tranquilidade. "Já passou. Estou bem. Sou feliz, juro que sou. Só escolhi um caminho diferente", afirmou, referindo-se às novas ocupações profissionais.

"Sou capaz de fazer outras coisas que nunca tinha pensado. Cresci a dançar e a cantar, e aos 40 anos decidi que queria fazer outra coisa, não queria depender mais disto. Todos os atores passam [pela incerteza profissional]", explicou.

"Agora faço arte quando me apetece, com quem gosto e quando é possível. Faço uma vida normal, as minhas tarefas. Vivo com a minha mãe e com as minhas sobrinhas - uma casa com quatro mulheres e uma gata. A minha mãe sofreu uma intervenção cirúrgica há pouco tempo e está em casa a recuperar. Lá estamos nós como enfermeiras", acrescentou ainda.

Recordando o duro período em que se viu obrigada a ir viver para casa da progenitora, Sónia revelou que essa mudança fez com que uma nova relação entre ambas nascesse.

"Fui viver para casa da minha mãe por extrema necessidade, mas depois habituamo-nos. Ao início estranhei porque a minha mãe é muito mandona. Tem sido uma descoberta porque eu era mais chegada ao meu pai. Partilho muito mais coisas com a minha mãe agora do que na adolescência. O meu pai faleceu e a minha mãe virou mãe e pai, é uma guerreira", afirmou.

O alegado trabalho de vendedora ambulante

Cristina Ferreira não deixou também de confrontar a antiga atriz com as notícias de que alegadamente exercia a profissão de vendedora ambulante, algo que Sónia Brazão prontamente negou: "Podia ser, mas estou a dar aulas de teatro a crianças e estou a fazer um part-time como administrativa. Fiz também uma peça".

"Ficamos sempre com um bichinho quando vimos aqui [aos estúdios], mas estou a curtir muito esta fase de paz. Não tenho de dar justificação do que digo ou visto", afirmou.

Sobre o feedback do grande público desde o afastamento dos holofotes, Sónia revela que tem sido bastante acarinhada. "Os portugueses têm uma alma muito boa. Não imaginas os convites de emprego que tive nas minhas redes sociais", confessou.

A vida amorosa

Cláudio Ramos surgiu na parte final da conversa e sem rodeios questionou a antiga atriz se tinha namorado. "Tens algum para me apresentar? Se tiveres", brincou Sónia, mas sem impedir que Cláudio insistisse, pelo que acabou por afirmar que está solteira.

"Há quanto tempo não tens? É que precisas", frisou o apresentador. "Andei à procura do homem da minha vida, mas nada. Foi um processo complicado, a minha recuperação e a minha aceitação. Vai devagarinho", rematou Sónia.