Sónia Margarida Miranda da Fonseca, mais conhecida como Sónia Brazão, tornou-se a principal suspeita da explosão que lhe destruiu o apartamento e a deixou em risco de vida, na última sexta-feira, dia 3 de Junho.

A actriz terá deixado os quatro bicos do fogão abertos e, ao ligar a máquina de lavar roupa, originou a explosão que a deixou com queimaduras de segundo e terceiros grau em 90 por cento do corpo.

As conclusões da Polícia Judiciária tornadas públicas, esta quarta-feira, pelo "Correio da Manhã", podem vir a complicar a vida de Sónia Brazão. A confirmarem-se os indícios e as suspeitas, a actriz pode ser acusada dos crimes de explosão e de incêndio, arriscando uma pena de prisão entre os três e os dez anos.

A acrescentar a tudo isto, o jornalista Hernani Carvalho, colaborador da revista "tvmais" e da SIC, conseguiu apurar novos factos que fomentam, ainda mais, a tese de tentativa de suicídio.

«Não foi a primeira vez que fomos chamados de urgência a casa da actriz. Por diversas vezes, incluindo este ano, já fomos lá», revelou o comandante dos Bombeiros de Algés ao jornalista. A preocupação em preservar a integridade de Sónia Brazão fez com que Carlos Carvalho não avançasse mais pormenores, dizendo apenas que estas ‘visitas' estiveram relacionadas com «razões do foro íntimo da actriz».

No entanto, Hernani Carvalho acabou por descobrir que, numa das ocasiões em que se deslocaram ao nº 73 da Avenida da República, os bombeiros já encontraram a actriz caída no chão da sua casa de banho... inanimada.

Entretanto, alguns amigos e familiares da actriz negam o que vai sendo veiculado na imprensa e, por entre manifestações de apoio e carinho, fazem questão de afastar qualquer possibilidade de suicídio.

«Não acredito na hipótese de suicídio. Acho que não tinha ideia de se matar e logo daquela forma, pondo em risco a vida das outras pessoas», afirmou Melânia Gomes, actriz que contracena com Sónia Brazão na minissérie "Redenção", que estreia este sábado, dia 11, na TVI.

Sónia Brazão continua internada no Hospital de S. José, em Lisboa, com prognóstico «muito reservado». «No dia 5 começou a respirar sozinha e neste momento já ingere sopa, papas e água», relatou Luís Fonseca à "tvmais".

O irmão da actriz, de 37 anos, é o único familiar que tem estado perto de Sónia e tem sido incansável, desde o dia da explosão. «Ela fala quando acorda, mas está quase sempre sedada por causa das dores. E ainda não tem consciência do estado em que está», garantiu Luís, visivelmente abatido e transtornado com esta situação.

Veja como ficou o imóvel depois da explosão e reveja algumas das melhores fotos da actriz.