Ruy de Carvalho começou o mês e março com uma grande festa, ao completar 90 anos de vida e 75 de carreira. E teve várias homenagens ao longo da última quarta-feira, dia 1.

O dia do artista terminou no Casino Estoril, onde foi o protagonista de uma cerimónia que juntou algumas personalidades nacionais e várias interpretações.

João e Henrique de Carvalho, filho e neto do ator, respetivamente, estiveram presentes e participaram no espetáculo que encheu o Salão Preto e Prata.No fim da gala, já depois de ver Ruy de Carvalho soprar as velas e partir o bolo, ambos estiveram à conversa com o Fama ao Minuto.

Apesar de “não ter visto muita coisa”, Henrique confessou que “gostou muito” da cerimónia. Ainda assim, confessa que também gostaria de ter celebrado o aniversário do avô num ambiente mais familiar e pessoal.

“Ao mesmo tempo que estou aqui gostava de ter estado em casa, num jantar só com a família e amigos chegados. Mas visto que é a figura que é, e que há muita gente que o quer partilhar, fez-se isto e foi uma noite muito gira. Divertir-me bastante e acho que ele gostou imenso, porque ele gosta destas coisas, eu é que sou um bocado mais recatado”, admitiu.

Para Henrique, Ruy de Carvalho é um avô igual aos outros, mas com a condição de que “é reconhecido quando anda na rua”. “Às vezes é chato por causa disso, outras vezes é inspirador a maneira como ele fala com as pessoas na rua. Ele fala com toda a gente”, acrescentou.

Ruy de Carvalho é, de facto, uma pessoa muito acarinhada pelo público e empenhado no seu trabalho. Algo quereflete na vida do neto. Para Henrique, “o maior conselho” que o avô lhe ‘deu’ foi o "profissionalismo". “Não 'deu', mas mostrou-me com o trabalho”, explicou.

Já para o filho João de Carvalho, o maior conselho é "amarmo-nos uns aos outros". João, que foi quem protagonizou mais momentos deste espetáculo, confessou ao Fama ao Minuto que foram dois dias “muito stressantes”, em que trabalhou e entregou-se de corpo e alma para que tudo corresse bem, e o resultadofinal foi“maravilhoso”.

“Há dois dias que não durmo porque queria que isto corresse efetivamente bem. Muito mais por ele do que pelo nosso trabalho, das pessoas que estavam ali em cima. Acho que foi uma bonita prenda, uma bonita homenagem”, disse.

João de Carvalho descreve o pai como uma pessoa “realmente maravilhosa” e admite que ser-se filho e Ruy de Carvalho “é uma responsabilidade muito grande”.

"E depois ter que chegar ali acima e ter que dar o melhor que é para saltar por aí fora. Mas isso é o conceito que devia de ser sempre. Temos sempre que melhorar. Não somos iguais, mas a minha aprendizagem está toda ali", rematou.

Para ver como foi esta homenagem a Ruy e Carvalho, clique aqui.