
Fátima Lopes iniciou o programa desta sexta-feira com a história de um jovem, Samuel que quis suicidar-se aos 13 anos. Um testemunho que deixou Rita Pereira muito emocionada, como a própria atriz confessou na sua página de Instagram.
Ao partilha um bocadinho das palavras de Samuel nas stories da rede social, Rita Pereira escreveu: "Acabei de ficar em lágrimas. Puxem para trás e oiçam o discurso deste rapaz. Parabéns, Samuel".
De referir que o jovem foi alvo de violência na escola, como recordou durante o programa 'A Tarde É Sua', da TVI, o que levou a uma depressão profunda. Uma fase difícil que conseguiu ultrapassar.
"Gostava muito de dizer para não desistirem, para não perderem a esperança, nunca, porque acreditarmos em nós é a melhor coisa que podemos ter. Aprendemos a estar connosco, aprendemos a gostar de nós e a não dependermos de ninguém, não querermos saber da opinião dos outros porque nós somos a nossa melhor companhia. Temos de ser o nosso melhor amigo, o nosso irmão e a pessoa que se preocupa connosco. Nós somos o centro da nossa vida e isso não é ser egocêntrico, não é 'ter a mania'. Sentirmos confiança e é termos coragem porque a vida é um desafio, e é um desafio que temos que vencer e ir até ao fim. Às vezes pode ser mais difícil, mas não podemos deixar de acreditar, nem podemos deixar de confiar em nós. Ter força e vontade para seguir em frente é a melhor coisa que nos pode acontecer. Ter aquela luz ao fundo do túnel para podermos abraçar e seguir por esse caminho. Não desistam", disse o jovem.
--
Se estiver a sofrer com alguma doença mental, tiver pensamentos auto-destrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, deverá consultar um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral. Poderá ainda contactar uma destas entidades:
SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 213 544 545
Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159
SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020
Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 080 707
Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535
Leia Também: Rita Pereira partilha reflexão e dá conselho. "Alimentem o amor"
Comentários