Esta quinta-feira, o príncipe William viajou até à Escócia para assistir a uma cerimónia de homenagem aos heróis de guerra e para dar medalhas de honra. Ora, durante esta visita, houve um pormenor que chamou a atenção da imprensa internacional, nomeadamente, a forma como o príncipe foi tratado.

Ao contrário do que é habitual, William não foi tratado como duque de Cambridge. Isto deve-se ao facto da Escócia ter-se tornado num país independente em 1707 e, por isso, ter o seu próprio sistema de títulos para a família real. Tendo isto em conta, neste país, William é tratado como conde de Strathearn.

Por seu turno, o príncipe Carlos e Camilla são conhecidos como os duques de Rothesay, enquanto que Harry e Meghan receberam o título de condes de Dumbarton.

De realçar que conde de Strathearn é um título antigo na Escócia, sendo que os detentores do título original eram proeminentes na Escócia e tinham laços estreitos com o Papa. O último conde de Strathearn herdou o título em 1408, antes de ser anexado à coroa durante os conflitos com o rei Jaime I. Entretanto, a denominação foi recuperada pela rainha Vitória, mas nunca mais teve a mesma importância que outrora.