A mãe de Noémia Costa foi para o hospital por causa de problemas cardíacos.

No entanto, segundo o que atriz contou na sua página do Facebook, a postura dos bombeiros não foi a mais correta no momento em que procurava ajuda.

Após Noémia relatar que a mãe tinha vomitado, estava com “ardor forte no peito e dor no braço esquerdo”, ouve a seguinte “pergunta de forma agressiva” do outro lado da linha: "Em primeiro onde é que mora”. Depois da atriz dar a morada, dizem: “Agora diga lá o que é que se passa”. Então a atriz voltou a dizer os sintomas da mãe.

“Começa a fazer um chorrilho de perguntas, se ela se sentia mal, se o ardor era forte... Respondi: ‘Minha senhora só preciso de uma ambulância’.

Desata a falar alto e responde: ‘Não mando ambulância nenhuma enquanto não me responder a todas as perguntas’", contou a ariz.

Perante isto, Noémia perguntou o nome à pessoa que a estava a atender. “Ela responde: ‘Não tenho que lhe dar nome nenhum, já o disse no início da chamada...”

A atriz desligou o telefone e voltou a ligar do telefone fixo para o 112. Atendeu a mesma pessoa e recusou-se a dar o nome mais uma vez. “Eu retorqui se não me dá o seu nome não posso falar consigo. Respondeu Sofia Silva e continuou a fazer perguntas de forma lenta, a tudo o que já lhe tinha sido respondido. Desliguei a chamada e do fixo liguei de novo, onde me atende um colega, de seu nome Ricardo, que me começa logo por perguntar: ‘Foi a senhora que ligou e falou com a minha colega?’ Respondi: “Sim. Agora quero pedir-lhe uma ambulância e relatei o estado da minha mãe. A ambulância vai a caminho...”.

Este ‘episódio’ não acaba por aqui. “Começa em tom de gozo a fazer perguntas tipo: ‘Qual é a cor da sua mãe?’ Respondi é branca...”

Do outro lado ouviu “a senhora não percebeu”. Ao que a atriz responde: “Percebi sim, não está a falar com nenhuma infoexcluída, se me perguntar qual a cor que a minha mãe apresenta durante este episódio, aí posso responder-lhe, corretamente”.

Continuou a ser questionada. Mais tarde, Noémia viu os bombeiros a chegar e não era o INEM.“Agora pergunto, este país tem ou não tem gentinha sem formação a ocupar lugares, que deveriam ser ocupados por gente bem formada e com formação?”.

Para finalizar a publicação, a atriz garante que a senhora que a atendeu vai ser “responsabilizada”. “Não sou mulher de me calar, muito menos de medos. Se por necessidade ligarem para o INEM tenham em atenção o nome desta senhora Sofia Silva”.