Milhares de pessoas já assinaram uma petição que exige que a família real britânica cubra os custos de segurança do casamento da princesa Eugenie, que acontecerá no próximo mês. A petição, lançada pelo grupo Republic esta semana, já tem quase 6500 assinaturas e ganha mais a cada minuto.

Conforme assegura a imprensa internacional, parte dos custos deverão ficar a cargo dos contribuintes britânicos, algo com que muitos não concordam. Por exemplo, só em segurança e policiamento estima-se que deverá ser gasto cerca de dois milhões de libras (2241 milhões de euros).

“Sobrecarregar os contribuintes com um casamento real é mau o suficiente, mas dois casamentos este ano é passar dos limites”, afirmou o representante do grupo, recordando o matrimónio de Meghan Markle e Harry no passado mês de maio.

“Os gastos da realeza estão fora do controlo e os contribuintes têm o direito de saber onde o seu dinheiro está a ser gasto”, acrescenta-se.

Por outro lado, a campanha também defende que a princesa Eugenie não tem o mesmo peso nos compromissos reais que, por exemplo, Meghan, Harry, William ou Kate.

De recordar que Eugenie irá casar com o seu namorado de longa data, Jack Brooksbank, no dia 12 de outubro no Castelo de Windsor.