Um jovem de 17 anos foi preso no dia 30 de junho, o dia em que Justin Bieber atuou em Cardiff. Segundo a BBC, o adolescente enfrenta nesta momento cinco acusações relacionadas com terrorismo.

Quando foi preso, no dia 30 de junho, o rapaz tinha na mochila um martelo, uma faca e uma carta onde se declarava um "soldado do Estado Islâmico".

As autoridades descobriram que o jovem fez uma série de pesquisas na Internet sobre como realizar um ataque com veículos e como esfaquear e matar pessoas. Além disso, tinha no seu telemóvel imagens dos ataques em Nice e Berlim.

Em tribunal, o menino afirmou que apenas queria ver o quão fácil era pesquisar informações relacionadas com o terrorismo.

À polícia, confessou que estava a falar com alguém a quem chamava Al Baghdadi, na Internet, que lhe terá dito que iria para o inferno por não acreditar no islamismo.

Por sua vez, o advogado de defesa do adolescente, Delroy Henry, disse que o seu cliente não estava a planear nenhum ataque, simplesmente tinha "um interesse estúpido pela violência".

No entanto, o jovem foi considerado culpado de se envolver na preparação de um ato terrorista e conta com duas acusações de encorajar o terrorismo e ainda outras duas acusações de ter informações terroristas. A sentença será dada no próximo dia 10 de janeiro.