"A Sofia Escobar acabou de ganhar o prémio de 'Melhor Actriz Principal de Teatro Musical' nos Premios del Publico Broadway World Spain 2019, em Espanha! Uma actriz e cantora portuguesa ser distinguida desta forma num país estrangeiro, é não só de parabenizar como de enaltecer", estas foram as primeiras palavras de José Raposo a uma publicação onde destaca a distinção da atriz, referindo-se de seguida ao trabalho de Sofia.

"Já tive a oportunidade de ver o seu enorme talento no palco, e só neste país não se dá o devido realce a uma personalidade que foi elogiada pela imprensa internacional", acrescentou, recordando também os primeiros passos da atriz e alguns dos seus trabalhos.

"Vejam só o percurso da Sofia: nasceu em Guimarães em 1984 e fez o curso de canto do Conservatório do Porto. Fez teatro musical no Teatro Rivoli, Porto, e no Teatro Nacional São Carlos, Lisboa. Foi depois para Londres estudar na Guildhall School of Music and Drama. Já em Londres, foi seleccionada para representar a personagem principal, Christine Daaé, n''O Fantasma da Ópera', de Andrew Lloyd Webber. Interpretou também o papel de Maria no 'West Side Story', de Leonard Bernstein, seguido-se tournée por Reino Unido, França, Itália, Malásia. Recebeu o prémio de 'Melhor Actriz num Musical' nos Whatsonstage Theatregoer’s Choice Awards e foi nomeada para os prémios Lawrence Olivier. Em 2016 integrou o elenco de 'Eusébio, Um Hino ao Futebol' de Ana Rangel, e em 2017 fez 'Entre o Céu e a Terra-Musical' de Liliana Moreira, e agora interpreta Mary, a protagonista do musical espanhol 'El Médico' de Noah Gordon, papel que lhe proporcionou este prestigioso prémio".

E não se esqueceu dos papéis nos pequenos ecrãs: "Participou em projectos de televisão como 'Morangos com Açúcar', 'Got Talent Portugal' ou 'Ouro Verde'. Parabéns Sofia".

Leia Também: O tributo de José Raposo a Roberto Leal: "Era acima de tudo um homem bom"