É uma das principais atrizes da telenovela «Poderosas», transmitida pela SIC. Ter um papel de destaque não é, contudo, uma estreia para si. Em 2012, iniciou a sua carreira, em «Dancin’ Days» e logo como protagonista. Como foi assumir esse desafio profissional?

Tive os meus momentos de nervosismo, mas ultrapassei-os. Pensava que o mundo não acabava se eu fizesse uma cena má. Faz parte. E, se calhar até aprendemos mais quando falhamos. Quando fazemos tudo bem acabamos por não arriscar. Quando erramos somos obrigados a procurar outros caminhos e, desse ponto de vista, é muito mais interessante.

O que mudou no seu estilo de vida desde então?

Nesta profissão, os horários são pouco definidos. Só sei o que vou fazer na próxima semana no final da semana anterior. Isso fez, por exemplo, com que as atividades desportivas passassem a ser outras. Dantes, praticava mais desportos coletivos, como vólei, ténis ou ballet. Agora, como não me posso comprometer com outras pessoas devido aos horários, frequento o ginásio. Se não posso ir à aula do meio-dia, vou à das seis da tarde.

Quais são as suas aulas preferidas?

Adoro as aulas de MIB [Made in Brazil], não só pelo exercício em si, mas também pela música, e também costumo fazer total condicionamento e power jump, uma aula com trampolins, ótima para trabalhar a zona abdominal.

E fora do ginásio?

Gosto de correr de manhã ou ao final da tarde, cerca de uma hora. E faço treinos com um personal trainer, o que é ótimo, porque puxa por mim e faço exercícios específicos para o objetivo que pretendo. Sempre que posso vou uma semana de férias para a neve fazer esqui. Adoro a sensação no final do dia quando tiro as botas. Como são pesadas, quando calço os ténis, parece que estou a andar nas nuvens. É a melhor sensação do mundo.

Passou a ter mais cuidado com a imagem desde que começou a ser conhecida?

Sempre me preocupei em comer bem, em fazer exercício e estar em forma. Se as calças me estão a ficar mais largas, vou mais vezes ao ginásio para ganhar músculo. Se me estão a ficar mais apertadas, tenho, por exemplo, de comer menos pão.

Quais os seus hábitos alimentares mais saudáveis?

Tento comer mais carne branca do que vermelha. Se for jantar fora e as pessoas que estiverem comigo não se importarem, prefiro escolher um restaurante vegetariano. Gosto muito de batidos e sumos de fruta porque são uma forma rápida e fácil de dar ao organismo as vitaminas de que precisa. Também cozinho e diversifico as refeições, mas adorava ter um Jamie Oliver para cozinhar para mim todos os dias… [risos]

Veja a galeria de imagens da produção fotográfica que a atriz fez para a capa da revista Prevenir.

Veja na página seguinte: Os cinco segredos da boa forma de Joana Ribeiro

Apesar de ainda ser jovem, tem cuidados com a pele?

Sempre tive. A pele é um dos nossos cartões de visita e deve ser bem tratada para estar hidratada e luminosa. Uso sempre um bom hidratante e aplico óleo depois do banho. Tenho o cuidado de tirar a maquilhagem antes de me deitar e protejo-me do sol. Já não me preocupo em ficar morena, como dantes. Agora, além do creme diário de rosto que tem fator 30, uso um filtro solar 50+.

Como passo os dias maquilhada, a última coisa que me apetece quando não estou a gravar é maquilhar-me. Além do corretor de olheiras, uso no máximo um bâton ou uma máscara de pestanas. Prefiro uma beleza simples. É mais importante ter uma boa pele, estar bem disposta e divertida, do que excessivamente maquilhada.

Os cinco segredos da boa forma de Joana Ribeiro

1. Frutos

Morangos, amoras, framboesas, mirtilos e cerejas são os seus frutos favoritos. «Não é preciso descascar nem cortar, é só levar à boca e está feito», defende a atriz.

2. Jogging

O Estádio do Jamor em Oeiras e o paredão de Cascais são alguns dos sítios que escolhe para correr. Frequenta o ginásio Holmes Place.

3. Yoga suspenso

É uma das suas novas paixões. «Ajuda-me a acalmar e a alongar os músculos. Até me faz sentir mais alta e o corpo fica mais elegante», refere Joana Ribeiro.

4. Viagens 

É outro dos seus vícios. «Depois de viver um mês em Nova Iorque, ganhei mais à-vontade em estar sozinha. Aprendi a estar comigo mesma», confessa a atriz.

5. O pequeno-almoço ideal

Não passa sem ele e aposta na variedade. «Papaia, iogurte com granola, ovos mexidos com sementes, panquecas e sumo com tudo. Com espinafres, ananás, maçã, quivi, gengibre…», enumera Joana Ribeiro.

Texto: Catarina Caldeira Baguinho