"Este bicho estava trancado em casa (como muitos outros) há meses e meses! E desde que aprendeu a andar nunca tinha pisado o chão da rua", é desta forma que Inês Aires Pereira dá início a um emotivo desabafo onde recorda o momento em que, esta semana, levou a filha pela primeira vez a passear na rua desde que começou o novo confinamento.

E este foi um momento particularmente especial, pois foi também a primeira vez que a pequena Alice pisou o chão da rua a andar pelo seu próprio pé.

"Corria pela relva e as lágrimas pela minha cara. Que visão tão forte! A Alicinha a correr, a perseguir cães e a acenar às pessoas à distância. Feliz da vida como nunca a vi", declara a atriz.

"Estou aqui a tentar arranjar palavras para tentar descrever o que senti. Mas acho que não consigo. É algo entre a percepção e efectivação do ser independente que ela é. Parece que quando saio da bolha de casa a sinto menos minha mas fico esmagada de amor e emoção ao vê-la ser ela", acrescenta, mostrando-se rendida à "fascinante e inédita" viagem que tem sido para si a experiência da maternidade.

"O que vai ser de mim quando começar a ouvi-la? Perceber o que se passa ali dentro... Espero que ela pense tão livremente quanto se mexe! Te amo, meu amor", pode ler-se por fim.

Eis abaixo a publicação completa:

Leia Também: "A TV é cheia de preconceito. O que vende é a mulher branca, hétero"