O que já se sabe

- O casal vai subir ao altar no dia 19 de maio pelas 12:00 e a cerimónia vai ser transmitida pela BBC.

- A St. George's Chapel, localizada no Castelo de Windsor, foi o local escolhido para o serviço religioso que será conduzido pelo Decano de Windsor, David Conner. O Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, responsável por batizar a ex-atriz em março, vai oficiar o casamento.

- Como forma de manter viva a memória da mãe neste dia, Harry convidou os três irmãos de Diana Spencer para o enlace, sendo que Lady Jane Fellowes fará a leitura durante a cerimónia religiosa.

- Apesar de ter sido convidado, Meghan Markle confirmou que o pai, Thomas Markle, não vai estar presente no dia do seu casamento. "Sempre gostei do meu pai e espero que lhe seja dado o espaço de que precisa para se focar na sua saúde. Gostaria de agradecer a todos aqueles que enviaram mensagens de apoio", referiu a ex-atriz no comunicado emitido pelo Palácio de Kensington. Em causa está o facto ter sido submetido a uma cirurgia ao coração que o impossibilita de viajar. Depois de muita especulação, a Casa Real confirmou que será o príncipe Carlos a levar Meghan Markle ao altar.

- O Palácio de Kensington confirmou que William será o padrinho de casamento do irmão.

- Os convidados vão chegar entre as 09:00 e as 11:00 horas enquanto que os membros da Família Real só deverão começar a chegar a Windsor por volta das 11:20.

- A música da cerimónia religiosa ficará a cargo de James Vivian e contará com a presença do grupo coral da St. George’s Chapel, do violoncelista Sheku Kanneh-Mason e do coro de gospel Karen Gibson and The Kingdom Choir.

- O casal convidou 600 pessoas para o serviço religioso que deverá durar cerca de uma hora. Por volta das 13:00 os recém-casados vão percorrer a cidade de Windsor de carruagem cujo percurso deverá demorar cerca de 25 minutos.

- O casal escolheu o modelo Ascot Landau - uma carruagem aberta - que é tradicionalmente usada pela família real em eventos deste género, refere o Kensignton Royal. Para a ocasião foram escolhidos quatro cavalos da Windsor Grey Horses. Se chover o casal será obrigado fazer o percurso na Scottish State Coach: um coche fechado utilizado durante a celebração dos 90 anos da rainha Isabel II.

- O casamento vai contar ainda com a participação de 2640 membros do público que vão acompanhar o grande dia no exterior do Castelo de Winsdor e assistir à procissão de carruagem.

- Vão ser realizadas duas receções: uma no Castelo de Windsor e outra na Frogmore House. Segundo o jornal The Telegraph, a primeira é considerada a mais formal e foram convidadas 600 pessoas. A segunda, que vai ter lugar ao final da tarde e longe dos olhares do público, vai ser oferecida pelo Príncipe de Gales e contar com a presença de 200 dos familiares e amigos mais próximos do casal.

- O Palácio de Kensington revelou que Mark Flanagan, The Head Chef of The Royal Household, vai estar encarregue de preparar os pratos que vão ser servidos durante a recepção oficial. Apesar de ainda não ter sido divulgada a ementa, sabe-se que serão utilizados produtos frescos e da época. As sobremesas serão confeccionadas pelo chef de pastelaria Selwyn Stoby que vai ser auxiliado pela chef Victoria Scupham e uma equipa especializada.

- O enlace vai ter lugar num sábado, quebrando a tradição real uma vez que o casamento da avó, dos pais e do irmão se realizaram durante a semana.

- Ao contrário do que aconteceu com outros casamentos, o dia do enlace real não vai ser declarado feriado nacional. De acordo com o site Pop Sugar, em causa está o facto de Harry ser sexto na linha de sucessão ao trono e este ser um evento menos formal.

- À semelhança do que aconteceu com o casamento de William e Kate, os noivos pediram aos convidados que, em vez de do tradicional presente de casamento, fizessem donativos a uma das sete instituições de caridade escolhidas por si.

- O Palácio de Kensington informou que não há uma lista oficial de líderes políticos para o casamento, o que significa que o presidente Donald Trump, a primeira-ministra britânica Theresa May ou o ex-presidente Barack Obama não estão entre os convidados. Ao contrário do casamento de William e Kate, os noivos só vão convidar figuras políticas com quem mantêm uma relação de maior proximidade.

- A pasteleira Claire Ptak está encarregue de fazer o bolo de casamento que terá uma cobertura de buttercream, um famoso creme de manteiga, e será decorado com flores da época. Limão foi o sabor escolhido pelo casal.

- Fagus, bétula e carpino são algumas das plantas sazonais escolhidas para a celebração real que vai contar com peónias, rosas brancas e digitalis. Como adianta o Palácio de Kensington, os arranjos decorativos vão conter folhagens do The Crown Estate e Windsor Great Park.

- Aexi Lubomirski, o autor das imagens oficiais de noivado do casal, vai fotografar o casamento real. As imagens oficiais vão ser divulgadas pela Casa Real na semana a seguir ao enlace.

- Foi divulgado o The Instrument of Consent: um documento onde a Rainha dá o seu consentimento formal e autoriza o casamento entre o neto e Meghan Markle. Recorde-se que os seis primeiros membros na linha de sucessão ao trono - Harry é o sexto - precisam da autorização de Sua Majestade para se casar.

- Ao todo os noivos vão ter 10 pajens e damas-de-honor que vão participar no grande dia. Para a ocasião foram escolhidas seis damas-de-honor: a princesa Charlotte (de três anos), da filha da melhor amiga de Meghan Markle, Ivy Mulroney (quatro anos), as afilhadas do príncipe Harry, Florence van Cutsem (três anos) e Zalie Warren (dois anos), e as afilhadas de Meghan Markle, Remi (seis anos) e Rylan Litt (sete anos). O príncipe George (quatro anos), o afilhado do príncipe Harry, Jasper Dyer (seis anos), e os filhos da melhor amiga de Meghan Markle, Brian e John Mulroney (sete anos) são os quatro pajens que vão acompanhar a noiva até ao altar.

- À semelhança de Kate Middleton e da princesa Diana, a noiva não vai prometer obedecer ao marido nos seus votos de casamento. O programa oficial do casamento, que foi divulgado na íntegra pelo Kensington Palace nas redes sociais ainda com alguns erros, refere ainda que tanto o noivo como a noiva vão usar aliança. Recorde-se que em 2011, o príncipe William dispensou o uso da aliança.

- Duques de Sussex é o título oficial de Harry e Meghan. A Casa Real anunciou esta manhã que a Rainha atribuiu três títulos ao neto: Sua Alteza Real o Duque de Sussex, Conde de Dumbarton e Barão Kilkeel. Após o casamento Meghan Markle deverá passar a ser tratada como Sua Alteza Real a Duquesa de Sussex. Recorde-se que a tradição diz que todos os membros masculinos da realeza devem receber de Sua Majestade um título no dia do seu matrimónio.

O que ainda falta saber

- Quem vai desenhar o vestido de noiva. Este é, talvez, um dos detalhes mais importantes do enlace e que ainda permanece no segredo dos deuses. Ralph & Russo, Alexander McQueen, Erdem e Inbal Dror são alguns dos estilistas que estão na corrida.

- Quem será a madrinha de casamento. Especula-se que Meghan Markle poderá ter várias madrinhas, cuja escolha deverá recair sobre a estilista Jessica Mulroney e a atriz Priyanka Chopra, refere o jornal The Telegraph.

- Quem vai atuar na receção e convidados famosos. Apesar de ainda não haver confirmação oficial, circulam rumores de que as Spice Girls se poderão reunir e atuar no casamento real. O cantor Elton John poderá ser outra possibilidade. A lista de celebridades que vão ao casamento também está no segredo dos deuses. David Beckham, Ellie Goulding ou Patrick J. Adams são alguns dos possíveis convidados.

- Destino da lua de mel. Os fãs acreditam que o continente africano é uma forte possibilidade para o casal ir de lua de mel. Se por um lado há quem aposte no Botswana, tendo em conta que o casal já lá esteve a passar férias e o anel de noivado de Meghan Markle ter um diamante oriundo deste país, por outro há quem fale na Namíbia.