Tiago Santos. É este o nome do ‘Super-t’, um menino de quatro anos, que está a lutar contra um neuroblastoma.

Neste momento está a decorrer uma campanha, que tem como objetivo a angariação de fundos para um tratamento experimental de imunoterapia no Hospital Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque.

José Fidalgo não ficou indiferente a esta causa e decidiu contribuir:

"O primeiro cheque está entregue ao O Super-T precisa de ti. Vejam a página do Super-T para conhecerem o seu grande inimigo. 1000€ sobre a venda do capacete ‘A Cinderela no Gelo’. Muito obrigado pelo sucesso desta campanha. Estamos juntos!!!!!!", escreveu no Facebook. O ator partilhou ainda um vídeo ao lado do menino.

Caso queira contribuir para esta causa, então pode aceder a todas as informações no site da campanha, Supertiago, ou na página de Facebook.

O que é um neuroblastoma?

O neuroblastoma é um tipo de cancro que se desenvolve principalmente em crianças com menos de cinco anos de idade, sendo uma condição rara após os 14 anos.

Este cancro desenvolve-se a partir das células nervosas em várias partes do corpo, como pescoço, tórax, abdómen ou a bacia, mas é mais comum nos tecidos da glândula supra-renal, podendo, em estados mais avançados, dar origem a metáfases em outros órgãos, como os pulmões, ossos, medula óssea e fígado.

De uma forma simples, pode-se dizer que este cancro surge quando as células normais e saudáveis crescem e movimentam-se de uma forma descontrolada, chocando entre si e dando origem ao tumor. A origem do tumor ocorre nos neuroblastos, que são células nervosas imaturas, que fazem parte do desenvolvimento do feto.

Em 2010, o neuroblastoma era o quarto cancro pediátrico mais frequente em Portugal, atrás da leucemia, tumores no sistema nervoso central e linfomas, como indica este estudo da Universidade do Porto.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.