Cátia Dias Amaral é mais conhecida por ser uma das bloggers do blog Style it Up, juntamente com a Margarida Almeida, mas falámos com ela em relação ao novo papel que desempenha: o de ser mãe. Contou-nos um pouco da sua experiência desde o momento em que soube que a Maria Luísa vinha a caminho, até às rotinas que tem com ela, agora com cerca de 4 meses.

O que muda a partir do momento em que descobres que estás grávida?!
Percebes que afinal ainda podes ser mais feliz do que já és na realidade!

Como foi esse dia em que soubeste que vinha um bebé a caminho?
Foi numa hora de almoço, decidi fazer o teste só porque sim ... não tinha sintomas, mas naquele dia pensei "porque não?" E deu positivo! Não estava mesmo nada a espera. Foi uma grande surpresa! A melhor de todas! Queria ter esperado para contar pessoalmente ao meu marido, mas foi completamente impossível! Não aguentei ficar com aquela informação só para mim!! Ele ficou sem fala do telefone tal era o sorriso na cara!

Escolheste alguma forma engraçada para contar a notícia?
Reuni toda a familia no aniversário do meu irmão e distribuí cartões personalizados a cada um dos presentes. Ao início ficaram um bocado confusos e acharam que estava a brincar, mas depois perceberam e foi uma grande felicidade para todos. É o primeiro bebé de ambas as partes (minha e do meu marido).

E quando descobriste o sexo como foi a escolha do nome?
Difícil! Eu e o pai não conseguíamos chegar a acordo. Ele queria Maria Clara eu Maria Luísa. Estava tudo em aberto até ao momento de ela nascer. Eu ia dar o braço a torcer, mas o pai, naquele momento disse-me que já que era eu que tinha tido o trabalho todo (verdade!!) então eu escolhia o nome. E ficou Maria Luísa. Maria porque é o nome das avós (materna e paterna) e porque era também o nome da minha avó da qual tinha uma grande admiração. Luísa, porque simplesmente gosto do nome

Quais os melhores truques de beleza para cuidares de ti durante a gravidez?
Tive desde sempre muito cuidado com a alimentação; bebia muita água e fazia pilates. Além disso, mesmo tendo passado a maior parte da gravidez no inverno, nunca deixei de usar protetor solar. As manchas eram uma das minhas grandes preocupações. No corpo, usei o creme gordo óleo de amêndoas da Barral para grávidas e resultou! Zero estrias!

E quais as peças de roupa que aconselhas usar durante a gravidez?
Roupa prática e confortável sem abdicar do nosso estilo. No meu caso, usei bastante leggings e jeans para grávidas conjugados com as minhas peças de roupa habituais. Não investi muito num guarda roupa especifico de grávida. Limitei-me apenas a rentabilizar aquilo que já tinha. A excepção foram mesmo os jeans de grávida porque eram realmente mais práticos.

Porque o decidiste fazer o curso de preparação para o parto e em que medida te ajudou?
Sim, fiz um curso de preparação para o parto no centro de Entrecampos e pilates e recomendo. Aprende-se muito sobre a gravidez e o parto e no meu caso, deu-me muita confiança. Nunca tive "medo" do parto e encarei sempre todo o processo com muita tranquilidade. O tema "maternidade" era totalmente novo para mim e achei importante reunir informação e sentir-me apoiada.

Qual a tua preferência: parto normal ou cesariana?
Normal.

Qual foi a realidade e o que nos podes contar em relação a esse momento?
Foi parto normal com epidural. No meu caso, não posso dizer que tenha sido difícil. Senti-me muito segura, estava muito calma, confiei sempre nos profissionais de saúde que estavam ao meu lado e encarei tudo com muita energia positiva ! A Maria nasceu em 10 minutos... Acredito que ter uma atitude positiva, descomplicar e simplesmente aproveitar o momento, ajuda muito.

Poderias descrever numa palavra o momento em que viste a tua filha pela primeira vez?
Mágico! Um amor que não tem fim!

 

 

Quais as principais dificuldades nestes primeiros meses de vida?
Os horários. É cansativo (embora muito compensador) acordar 'n' vezes durante a noite para dar de mamar.

 

 

Qual a melhor ou melhores dicas que te deram para esta fase?
Descansar ao máximo quando a bebé dorme. Confesso que nunca consegui fazer isso, mas tenho a sorte de a Maria ser uma bebé muito calma, que adora dormir!

Quais as peças de roupa que consideras essenciais para os primeiros meses de um bebé?
Muitos bodys e babygows. São as peças mais práticas. Os fofos também são amorosos!

 

 

Quais os truques para teres voltado à tua forma física tão rápido?
Acho que o facto de ter dado de mamar ajudou bastante , no entanto, durante toda a gravidez também não engordei muito (cerca de 8, 9 quilos), por isso, acredito que também tenha sido mais fácil por essa razão.

 

O que sentes que mudou mais em ti enquanto mulher com o nascimento da tua filha?
Tornei-me mais responsável. Confesso que toda esta experiência da maternidade tem sido maravilhosa e uma surpresa, pois não estava à espera que fosse assim tão, mas tão bom!

 

Como é a tua rotina com a Maria Luísa?
Gosto de passar tempo de qualidade com ela. Aproveitar cada momento, seja na muda da fralda, no banho, durante as papas para curti-la ao máximo! O tempo passa a correr e é bem verdade! No nosso dia-a-dia, adoramos passear as duas ao final do dia e de manhã ficar na ronha na cama até tarde (acordar cedo não faz parte dos nossos planos!).

 

Patrícia de Sá Oliveira

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.