
Normalmente, Ed Sheeran dá nas vistas por boas razões, mas parece que este não foi o caso. No passado mês de março, o cantor protagonizou uma campanha solidária como representante da associação Comic Relief. O objetivo era não só promover o desenvolvimento do país, como ajudar as crianças que vivem numa situação de pobreza extrema. Contudo, o resultado não foi nada animador, na medida em que várias críticas apontam que o vídeo promove um estereótipo – o de crianças negras que são salvas por um homem branco.
Segundo os jurados do concurso anual, organizado pelo Fundo de Assistência Internacional, o vídeo estava demasiado focado no cantor e na sua oferta de alojar as crianças temporariamente, sem haver no entanto uma total responsabilidade.
“Só dá uma imagem de turismo de pobreza. Precisamos de mais informação concreta sobre o desenvolvimento e a pobreza, não as meias verdades demasiado simplificadas”, disse Beathe Øgård, o Presidente do jurado. “O Ed Sheeran tinha boas intenções, mas o problema é que ele era a personagem principal. É retratado como o único que pode ajudar”, acrescenta.
Ora veja o vídeo em questão aqui.
Comentários