71 mil milhões de euros. É este o valor que coloca Amancio Ortega no topo dos homens mais abastados do mundo.

O dono do grupo Inditex, que controla marcas como Zara, Massimo Dutti, Bershka e Oysho, subiu pela primeira vez para o pódio, ultrapassando Bill Gates que ficou em segundo lugar.  Warren Buffet, que detém a Berkshire Hathaway, ocupa a terceira posição.

Ortega é um ‘self-made man’. Tudo começou em 1963 quando montou o seu primeiro negócio: a empresa Confecciones Goa, que se focava no fabrico de roupões. Com a empresa de vento em popa, Amancio arriscou e investiu na abertura da sua primeira loja em território espanhol. Assim surge, em 1975, a primeira Zara.

Dez anos depois funda o grupo Inditex, que atualmente detém oito marcas (Pull&Bear, Uterque, Stradivarius e Zara Home completam as marcas mencionadas anteriormente). Em 1988 abre a primeira Zara em Portugal. O local escolhido foi a cidade do Porto. E o resto é história.

O segredo do seu sucesso parece residir na fabricação de vestuário prático, moderno, acessível e fashion, sempre atento às últimas tendências do mundo da moda. A cada 3 semanas as suas lojas recebem coleções novas e irrepetíveis, criadas a pensar nas necessidades e nos desejos das mulheres de todo o mundo.

Atualmente, a Inditex tem 6700 lojas espalhadas pelo mundo e emprega mais de 140 mil pessoas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.