"Liberdade 21" é o nome da nova aposta em ficção que a RTP está a preparar para Setembro. Advogados, tribunais, casos reais, como violações, pedofilia e violência doméstica, em tom de entretenimento para toda a família.

"A história basicamente passa-se à volta de um escritório de advogados, que acompanham diversos casos ligados à realidade do nosso país", explicou a SapoFama o director de programas da RTP, José Fragoso.

A série, que conta com actores que entram em "Vila Faia", como Inês Castel-Branco, Albano Jerónimo e Mariana Norton, irá para o ar depois do Verão, uma vez por semana e em horário nobre.

"O objectivo é entreter, mas também há a componente pedagógica, de mostrar como o sistema judicial funciona", acrescenta Fragoso.

A ideia é toda portuguesa, ou seja, não está inspirada em nenhum formato internacional. "A única coisa do estrangeiro em que nos baseamos é a dinâmica das cenas. O resto é tudo genuíno", afirmou a coordenadora do projecto, Patrícia Vasconcelos.

Os argumentistas das Produções Fictícias são responsáveis pelo guião dos 52 episódios. Mas, para não cometerem gaffes, estão a ter a consultoria do advogado João Nabais.

António Capelo, Ana Nave, Ivo Canelas, Rita Lello, Albano Jerónimo, Ruben Gomes, Inês Castel-Branco, Mariana Norton, João Arrais, António Cordeiro e Cléia Almeida começam as gravações esta semana.