Fazer uma retroespectiva, através da música, da sua vida é o objectivo de uma colecção de discos que o fadista Carlos do Carmo vai lançar, já no próximo mês de Maio, e que será distribuída através do jornal "Público", por um preço bastante inferior aos que normalmente são praticados no mercado discográfico, revelou o cantor a SapoFama.

"Trata-se de uma colecção que vai retratar a minha vida em termos profissionais. Era uma ideia que já tinha há algum tempo e achei que agora, com 70 anos de vida, deveria passar das intenções aos actos. E foi o que fiz", explicou o conhecido fadista, acrescentando: "Estarão lá as principais músicas que me tornaram conhecido, mas também outras que não foram muito divulgadas."

De acordo com Carlos do Carmo, a ideia de recorrer a um jornal para vender a colecção surgiu por proposta da editora: "É uma forma de garantir uma ampla distribuição dos discos e com custos mais reduzidos. Todos saem a ganhar. Ainda não sei o preço, mas será certamente bastante acessível às bolsas de todos os portugueses. Posso é garantir que, a partir do próximo mês e ao longo de dez semanas, os amantes do fado em geral e apreciadores do Carlos do Carmo em particular poderão fazer uma colecção de que irão certamente gostar."

Além desta colectânea, Carlos do Carmo revelou que irá gravar, em Julho, um novo disco: "Trata-se de um projecto que vai integrar as canções que eu mais amei na minha vida. Não digo quais. Terão de esperar para ouvir. Só posso revelar que também entra o Bernardo Sasseti."

O fadista tem também um projecto em televisão e que poderá ser visto pelos espectadores na RTP em Setembro: "Está tudo gravado e pronto a ir para o ar. Trata-se de uma série de seis programas feita para a RTP e que se irá chamar ‘A História do Fado'. Foi escrita pelo professor Rui Vieira Nery."