Raquel Prates foi a primeira celebridade portuguesa a assumir publicamente que sofre de endometriose, no seu caso uma endometriose profunda que lhe provocada dores fortíssimas a cada ciclo menstrual e que lhe tirou a possibilidade de realizar um dos seus maiores desejos: ser mãe.

"A endometriose é uma doença muito dolorosa que pode ser diagnosticada muito tardiamente. Fui a primeira mulher portuguesa que falou sobre o assunto no sentido de chamar à atenção para que as pessoas possam fazer um diagnóstico precoce", começou por lembrar a modelo em entrevista ao programa de Júlia Pinheiro.

Em conversa com a apresentadora, Raquel conta que no seu caso o diagnóstico chegou tarde demais. O caminho que se seguiu foi "demasiado longo e sofrido".

Casada há 14 anos com João Murillo, a manequim começou a tentar engravidar logo no primeiro ano de matrimónio. Aos 34 anos e depois de vários anos sem conseguir engravidar de forma natural, Raquel fez os primeiros tratamentos para a infertilidade.

Seguiram-se dois tratamentos falhados e por fim as percentagens que lhe dariam a resposta que não queria ouvir: eram muito poucas as possibilidades de conseguir engravidar.

"Chorava muito. Quando tive o diagnóstico que me deu as percentagens... é muito doloroso. Fui buscá-lo sozinha para chorar sozinha", lembra.

"Nesta fase não posso engravidar. Já não é possível", confessa a modelo, explicando que neste momento "já não tem óvulos viáveis".

Raquel Prates teve de deixar de lado o seu sonho e aceitar. E aceitar é mesmo a palavra que passou a guiar a sua vida: "O caminho é aceitar".

"É um assunto que neste momento nós vivemos bem com ele", garante, referindo-se ao casamento com João Murillo.

O casal superou todas as dificuldades e está agora mais unido que nunca. Raquel e o marido sentem-se tão felizes a dois que, segundo a modelo, a possibilidade de adotar uma criança deixou de estar para já nos planos de ambos.

Reveja aqui o testemunho de Raquel Prates.

Leia Também: : quando as dores menstruais são sinal de doença

Leia Também: Chrissy Teigen incrédula por engravidar sem tratamentos de fertilidade

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.