Lisboa encheu-se de cor e alegria para acolher as Marchas Populares, este domingo, dia 12. Milhares de pessoas saíram à rua para ver de perto os tradicionais bairros alfacinhas disputarem o tão ansiado prémio, que acabou por ir parar às mãos do Alto do Pina.

Joaquim Monchique (na foto) foi o padrinho vencedor. O ator e humorista mostrou-se muito à vontade e voltou a provar que nasceu para brilhar no meio do público. A marcha do Alto do Pina ganhou, ainda, o prémio de melhor figurino, juntamente com Alfama e Mouraria.

O segundo lugar ficou a cargo da marcha de Alfama, a vencedora do ano passado, que tinha uma vez mais como padrinhos o apresentador Nuno Graciano e a fadista Raquel Tavares.

"Fado Tejo" foi o tema escolhido por este bairro, que conquistou dois prémios: melhor cenografia (com o Bairro do Castelo) e melhores figurinos (com Alto do Pina e Mouraria).

O terceiro e último lugar do pódio foi entregue ao Bairro da Madragoa, que tinha como padrinhos Cláudia Vieira e Pedro Teixeira, um dos casais mais queridos e bonitos da televisão.

Esta marcha acabou, ainda, por vencer o prémio para melhor musicalidade com o tema "Madragoa regressa às origens - Descalço é o meu fado". Mas não foram os únicos, a marcha da Bica, que ficou em sexto lugar, também arrecadou este troféu e um outro... o de melhor composição original.

"Histórias, contos e marionetas do Bairro Alto" foi o tema eleito pelo mítico bairro alfacinha e valeu-lhe o prémio da melhor letra.

Mas as vitórias e conquistas desta animada noite não terminaram por aqui... Veja as fotos e saiba que outras figuras públicas abrilhantaram as Marchas Populares de 2011!