Ao bater da meia-noite de anteontem, o realizador André Cerqueira mandou interromper as gravações da série "Equador" que estavam a decorrer nos jardins do Palácio do Correio-Mor, em Loures, e todo o vasto elenco da mega-produção da TVI (actores, figurantes e técnicos) cantou os "Parabéns" a Alexandra Lencastre.
A actriz, que horas mais tarde seria homenageada na Gala da Ficção Nacional da TVI, em Lisboa, apagou 43 velas num ambiente diferente: por força da natureza das filmagens, toda a gente estava vestida de gala e até um príncipe provou o bolo de aniversário...
Claro que, à partida, esta festa de luxo não se destinava a Alexandra Lencastre. Era para assinalar a chegada do príncipe herdeiro Luís Filipe a São Tomé, uma cena importante da série "Equador", baseada no livro de Miguel Sousa Tavares.
Quase todo o elenco da mega-produção se reuniu na noite de quinta para sexta-feira, nos jardins do Palácio do Correio-Mor, para gravar 26 cenas, que mostram D. Luís Filipe (personagem de Pedro Granger) a ser recebido pela elite da ex-colónia portuguesa. "Vamos lá pessoal: não se esqueçam que está muito calor, porque estamos em São Tomé", gritava o realizador da série, André Cerqueira, no início de mais um dia de gravação. A noite fresca conjugada com os vestidos decotados do elenco feminino não estavam a ajudar em nada o realismo da cena.
Mais repetição, menos repetição, e dois bolos de aniversário pelo meio (além de Alexandra Lencastre, um elemento da produção também teve direito a "Parabéns"), o trabalho foi dado por concluído já às tantas da madrugada.
Não perca as imagens desta noite de gravações.Vanessa Amaro (texto)
Bruno Raposo (fotos)
Comentários