Situado na Ponta da Piedade, sobre as arribas algarvias de Lagos, o Cascade Wellness & Lifestyle Resort, a poucos minutos a pé da Praia Dona Ana, considerada pela Condé Nast Traveller como uma das 50 melhores praias do mundo , brinda-nos com uma vista esplendorosa. No horizonte, mar e céu cruzam-se, dando uma sensação de acalmia. O local ideal para uns dias de descanso e desintoxicação da rotina atribulada do dia a dia na cidade. Veja a galeria de imagens deste resort!

Foi de Lagos que o Infante Dom Henrique partiu à descoberta do mundo e é baseado nesse facto histórico que a decoração do resort se inspira, com uma ala dedicada a cada um dos continentes. Ao desenvolver o conceito arquitectónico do edifício, em 2011, a ideia foi criar uma estrutura que respeitasse os traços tradicionais da arquitectura mediterrânica e que se mantivesse intemporal, sem modernismos excessivos. Para a Prevenir, estava reservado um quarto no lado asiático, com elementos alusivos ao continente e uma luxuosidade e conforto únicos.

Apesar de ter o mar a seus pés, o resort inclui duas piscinas exteriores, uma delas com uma vista desafogada em direção ao oceano. A outra, muito procurada por famílias com crianças, é a imitação de uma praia, com uma pequena zona de areia. Se preferir, pode trocar o relaxamento das espreguiçadeiras pelo toque suave das mãos dos terapeutas do Tainai Spa. Foi precisamente o que fizemos. No spa holístico, recebemos a massagem de costas, ombros e pescoço. Meia hora de puro relaxamento. No final, é-nos oferecida uma infusão calmante e a possibilidade de relaxar no jacuzzi ou junto à piscina do spa.

Programas para todos

Ginásio, uma área para prática de lançamentos de golfe, dois campos de futebol e outros dois de ténis... As férias aqui não significam descuido com o corpo. O resort oferece várias atividades ao ar livre, que variam consoante o mês, como fitness, bootcamps, passeios de BTT ou surf trips. Para os mais pequenos, existe um kids club, o Caskiddy, com atividades lúdicas e educativas. Durante a nossa estadia, o fim de semana foi dedicado ao yoga, com a dupla The Jewel of Yoga.

Nos últimos meses, consoante as épocas, esta programação complementar tem variado. A contratação recente do especialista em transformação do corpo e treino personalizado italiano radicado no Algarve Michele Mellone, que passou a gerir as atividades do ginásio da unidade hoteleira, o Cascade Gym by AXN Club 100, vem reforçar ainda mais esta aposta, já assumida publicamente pelo diretor-geral do hotel, Miguel de Andrade. «A nossa prioridade é posicionar o Cascade Resort como referência de cinco estrelas no segmento de wellness», diz.

Para isso, a equipa AXN Wellness Company desenvolveu um conceito inovador de fitness com pré-avaliação e apoio personalizado baseado em três pilares, fisioterapia, nutrição e fitness workouts, na linha dos que outros resorts do género já promovem na Europa. «Com uma equipa composta por um fisioterapeuta, um nutricionista, um personal trainer, mental coach, yoga e detox teacher, os programas de fitness podem consistir em sessões diárias de ginásio, aulas e atividades ao ar livre», pode ler-se no site do hotel.

Veja na página seguinte: Sabores saudáveis e experiências que nos levam à volta do mundo

 Treino exigente que pode ir até… seis horas!

Com mais de 1.000 m2 de ginásio e de área ao ar livre, incluindo dois campos de futebol com relva natural com as medidas oficiais da FIFA onde já treinaram algumas das mais relevantes equipas mundiais em relva natural, além de uma pista de outdoor circle training, o Cascade Wellness & Lifestyle Resort disponibiliza atividades e serviços como yoga, pilates, fisio-pilates (fisoterapia), aluguer de bicicletas, aulas de treino funcional, programas de transformação do corpo e aulas exclusivas de bootcamp. A que experimentámos, que durou pouco mais de uma hora, deixou-nos com dores nas pernas durante quase… uma semana!

E foi das mais leves. Existem programas que incluem «um plano alimentar exclusivo, sessão de fitness workout com avaliações de aptidão física e fisioterapêuticas, seis horas por dia de treino outdoor e indoor cardio e funcional, circuito de bootcamp, onde é possível participar em corridas em paisagens magníficas, nadar em praias secretas e aventurar-se de kayak nas águas cristalinas de Lagos, circuito de obstáculos, cardio boxe, entre outros exercícios que visam permitir a cada participante atingir diversos tipos de intensidade física», refere o site do hotel.

Sabores saudáveis

Para um fim de semana 100% saudável, como se pretende, não poderíamos descurar a alimentação. O restaurante Senses reflete os aromas, cores e texturas da região, com o toque criativo do chef Luís Batalha. Para a Prevenir, depois da atividade de yoga, foi sugerido um menu de bem-estar composto por uma sopa minestrone de vegetais e uma mistura de espargos, aipo e ananás. Depois do treino de bootcamp, ao final da tarde, o jantar incluiu frango e legumes.

Experimente à volta do mundo

No Tainai Spa, as viagens dos exploradores portugueses servem de inspiração para quatro tratamentos temáticos, cada um com a duração de 110 minutos. Estes são alguns dos que recomendamos:

- Europe Shaping for Body

Um tratamento para a pele que promete moldar a figura, deixando-a mais jovem e lisa.

- Asia Relaxing Lavender Mint

Baseado no segredo asiático para uma pele bonita, combina os princípios da filosofia oriental, que harmonizam corpo, mente e espírito.

- South America Energizing Lime Mandarin

Com inspiração na diversidade da maior floresta tropical do mundo, é um conceito de cuidado da pele que reflete a vitalidade da Amazónia.

- Africa Balancing Cashmere Wood

Tratamento holístico que personifica a natureza verdadeira e pura de África, as suas indiscritíveis paisagens e as suas antigas tradições, rituais e costumes.

Texto: Catarina Caldeira Baguinho com Luis Batista Gonçalves

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.