Vou começar pelo fim: quando saí do Villa Italia Hotel & Spa sentia-me outra. Esqueci-me das preocupações e, melhor ainda, preocupei-me em sentir-me bem: desde o circuito de Thalasso Terapia até à massagem Lomi Lomi, passando pelo jantar no Belvedere, o restaurante do hotel, tudo contribuiu para que a minha estadia (ainda que curta) fosse um êxito. Cinco estrelas.
Frente à Boca do Inferno, com uma imponente
vista para a baía de Cascais, o Grande Real Villa Italia Hotel & Spa resulta da adaptação das antigas residências de Humberto II, rei de Itália que, vendo-se obrigado a passar todos os seus poderes para o presidente do Conselho quando os italianos se pronunciaram, em referendo, pela instauração da República, procurou exílio na chamada Riviera Portuguesa.
Membro da organização The Leading Hotels of The World, o Villa Italia combina design e conforto, patentes nos 124 quartos, três penthouses e espaços comuns. Já tinha visitado o hotel há um ano e, por coincidência, fiquei instalada no mesmo quarto, que mais parece uma casa: um pequeno corredor separa a casa de banho da zona de dormir e uma varanda
ampla convida-nos a espreitar a piscina e a encantarmo-nos com a vista.
Mundo spa
Desci as escadas que davam acesso ao Real Spa Marine e, depois de preencher um pequeno questionário sobre o meu estado de saúde e fazer uma paragem pelo balneário, dirigi-me para a sala termal, onde se encontra também a sauna e o hammam. Com a água salgada como cenário, usufruí do circuito de Thalasso Terapia, deixando
as propriedades desintoxicantes, oxigenantes e revitalizantes do mar trabalharem a meu favor.
Preguicei um pouco numa das espreguiçadeiras que rodeavam a piscina e se tivesse fome podia dirigir-me à tisanerie, onde são servidos sumos naturais, sanduíches, saladas e sushi. Dirigi-me ao balneário para me secar, vesti o roupão e fui acompanhada por uma técnica à sala de tratamentos.
As opções são inúmeras, desde tratamentos de rosto, corpo e massagens variadíssimas
(hidromassagem, massagem osteopática,
tailandesa, shiatsu, reiki, entre outras). Na massagem que me tinha sido reservada, Lomi Lomi, não existe uma sequência pré-estabelecida para os movimentos realizados. O óleo essencial é aquecido e desliza suavemente, proporcionando uma sensação de relaxamento total.
O jantar
Fui recebida com simpatia no Belvedere, o restaurante gourmet do hotel cuja cozinha é de inspiração portuguesa e mediterrânica. A decoração é uma fusão harmoniosa mas arrojada de elementos modernos e antigos.
Aconselhada pelo chefe de sala, optei pela degustação de vários pratos, um desfile das maiores iguarias (naco de atum na chapa com citronela, brûlée de lavagante e compota de tomate, por exemplo) minuciosa e criativamente apresentadas e acompanhadas por vinhos a condizer.
No final surgiram várias mini-sobremesas, cada uma mais apetitosa que a outra e às quais não resisti. Após uma noite tranquila e um óptimo pequeno-almoço no restaurante Navegantes, era tempo de regressar a Lisboa. Com óptimas recordações.
rumo a cascais. Não perca mais tempo
e planeie já a sua visita.
Grande Real Villa Italia Hotel & Spa
Rua Frei Nicolau de Oliveira, nº 100
2750-319 Cascais
Reservas: 210 966 003 ou reservas.cas@hoteisreal.com
Reservas spa: 210 966 000 ou spa.villaitalia@hoteisreal.com
Texto: Teresa d'Ornellas
Comentários