Começou por ser Prey Nokor e hoje chamam-lhe oficialmente Ho Chi Minh mas, nas ruas e nas conversas informais, a maioria ainda se refere a ela como Saigão. Apesar de ter mudado de nome e de ter perdido o estatuto de capital após a guerra que opôs o norte ao sul do Vietname em 1975, continua a ser a maior cidade do país. A maior, a mais vibrante e a mais cosmopolita. Principal centro financeiro, económico, empresarial e corporativo da nação, tem cerca de 7,5 milhões de habitantes e concentra mais de um terço dos projetos de investimento direto estrangeiro no território da antiga Cochinchina e da Indochina Francesa. Não é, por isso, de estranhar que esteja dotado de modernas e luxuosas infraestruturas hoteleiras, como é o caso do Hotel InterContinental Asiana Saigon.

Localizado numa das artérias mais movimentadas da cidade, este hotel de cinco estrelas integra 305 habitações elegantes e confortáveis, um spa, três restaurantes internacionais e ainda o exclusivo Club InterContinental Lounge, uma área de acesso restrito onde se tem uma das melhores vistas sobre Ho Chi Minh. Ainda melhor do que a já impressionante que se observa a partir da maioria dos quartos, sobretudo a partir dos mais altos, onde uma parede de vidro nos deixa com a sensação de termos a cidade literalmente aos nossos pés. Quando a noite cai, é impossível não deixar de reservar uns segundos para absorver visualmente todo o reboliço que o movimento provocado pelas luzes de carros e motas gera nas ruas que circundam a unidade hoteleira.

Nas 19 suites, nos 57 quartos com duas camas e nos 248 quartos de cama única que o Hotel InterContinental Asiana Saigon, essa agitação só se vê e sente. Não se ouve. Espaçosas e confortáveis, as habitações exibem um design moderno, contemporâneo e urbano, onde predominam os tons castanhos da madeira, beges das paredes e cor de laranja e verde seco das cobertas das camas, das almofadas e de outros apontamentos decorativos. Em todas, há uma secretária de trabalho ou não sejam os empresários e os executivos um dos principais grupos de clientes do hotel.

Massagens que são verdadeiros bálsamos para a alma

Além de salas de conferências e de reuniões e de um centro de negócios, o Hotel InterContinental Asiana Saigon, uma das unidades hoteleiras do IHG, as siglas de International Hotel Group, inclui ainda um moderno ginásio de acesso gratuito aos hóspedes que foi renovado em 2009 e um spa que recorre às propriedades terapêuticas das ervas e das plantas mais utilizadas na região, geração após geração, para disponibilizar tratamentos de relaxamento, de emagrecimento e de embelezamento que vale a pena experimentar. A massagem de meditação tranquila a quatro mãos, inspirada numa antiga dança indiana, tem a duração de 45 minutos e é um verdadeiro bálsamo para a alma e para o corpo.

A piscina exterior é, todavia, um dos espaços mais procurados pelos hóspedes que visitam a cidade, que também não dispensam a sauna e o banho turco e que têm, ainda, à disposição, sem sair do hotel, uma loja de conveniência, uma loja de recordações e um quiosque. A gastronomia é outra das apostas desta unidade hoteleira, que além de um cocktail lounge ainda concentra três restaurantes e um serviço de room service que funciona 24 horas. Yu Chu é o nome do requintado restaurante especializado na cozinha de Pequim e de Cantão, que rivaliza em qualidade com o Market 39, que aposta na fusão do melhor da cozinha ocidental e da cozinha oriental para conquistar paladares.

Basílico, uma trattoria de inspiração italiana, aposta num ambiente mais informal para satisfazer o apetite dos apreciadores de pizas, saladas e pastas, servidos nas porções mais avantajadas que os romanos têm por hábito pôr nos pratos na terra deles, como faz questão de sublinhar o site do hotel. Depois de uma refeição farta, nada como um cocktail para descomprimir no The Library ou no Purple Jade, os dois bares de charme do Hotel InterContinental Asiana Saigon. Diariamente, entre as 17h30 e as 20h30, The Library é palco de espetáculos de animação e de atuações de artistas locais.

Veja na página seguinte: Os vestígios da presença francesa que ainda pode admirar

Os vestígios da presença francesa que ainda pode admirar

A Casa da Ópera de Saigão e a Basílica de Nossa Senhora de Saigão, oficialmente designada Basílica de Nossa Senhora da Imaculada Conceção, são duas das atrações turísticas que ficam nas proximidades do InterContinental Asiana Saigon, mas em Ho Chi Minh não faltam outros motivos de interesse a merecer uma visita. Cung Hien Thieu, responsável máximo pelo serviço de conciergerie da unidade hoteleira, sugere mesmo um roteiro que os turistas que visitam o antigo Saigão podem seguir para ficar a conhecer as paisagens e as tradições culturais da cidade.

Depois de iniciar o dia com uma tigela de pho bo ou pho ga (uma espécie de canja de carne de vaca ou frango com noodles) no Market 39, que é também a sala de pequenos-almoços do hotel, preferencialmente acompanhada por um café sua da (café com leite vietnamita frio), está pronto para partir à descoberta. A animada Rua Dong Khoi é o primeiro ponto de passagem obrigatório. Típica, está repleta de cafés e de vendedores ambulantes, orgulhosos das suas bancas de pão e de noodles. Logo no início da artéria, ergue-se a Basília de Nossa Senhora de Saigão, um edifício religioso construído pelos colonialistas franceses entre 1863 e 1880.

A estátua da Nossa Senhora que a anuncia no pátio fez furor quando, em 2005, muitos avistaram o que parecia ser uma lágrima no rosto da figura. Na altura, o evento atraiu multidões e gerou o caos no tráfego. A poucos metros dali, um edifício colonial amarelo chama a atenção. Sede da empresa de distribuição do correio local, remonta aos tempos da Indochina e ainda está em funcionamento. Prosseguindo pela Rua Dong Khoi, encontra a Casa da Ópera de Saigão, o recinto de espectáculos mais famoso de Ho Chi Minh. Esta artéria é também conhecida pelas lojas de alfaiataria, famosas pela qualidade e pelos preços baixos que praticam.

O melhor sítio para fazer compras

Depois de almoçar num dos restaurantes do hotel ou num dos muitos estabelecimentos típicos da cidade, dirija-se ao Museu de Ho Chi Minh, situado no distrito 1, na esquina das ruas Ly Tu Trong e Nam Ky Khoi Nghia. A par de relíquias vietnamitas, pode observar artefactos antigos que ajudam a compreender a história do país. Se gosta de andar a pé, percorra pelos seus próprios meios os cinco quarteirões de distância que conduzem ao mercado de Ben Thanh . Mandado construir em 1912 é um dos mais antigos marcos históricos da cidade, sendo muito procurado por turistas que procuram artesanato, têxteis e recordações locais.

No regresso ao hotel, não deixe de passar pelo Palácio da Reunificação. Também conhecido como Palácio da Independência, este impressionante edifício de art deco foi concebido pelo arquitecto Ngo Viet Thu. Foi lá que residiu o presidente do Vietname do Sul durante o período da guerra com os Estados Unidos da América. Esta construção inclui um bunker que acolhe(u) um centro de comando militar com os mapas e os transmissores da cidade, além de uma sala de jogos, localizada no subsolo do palácio. O edifício, que é elogiado pelo seu pé alto, está decorado com luxuosos móveis e requintados e deslumbrantes candelabros.

Para acabar o dia em beleza, nada como um mergulho na piscina, uma massagem no spa ou ainda um copo no bar Purple Jade, onde pode saborear o cocktail Ductini, uma das especialidades do Hotel InterContinental Asiana Saigon. No dia seguinte, pode planear uma visita ao pagode de Vinh Nghiem, à China Town local, ao Jardim Zoológico e os Jardins Botânicos de Saigão ou ainda ao parque aquático de Dam Sem. Tal como em todo o sul do Vietname, o clima de Ho Chi Minh é tropical, ameno e húmido. Se viajar a cidade entre os meses de junho e outubro, saiba que é frequente apanhar chuva, pelo que se recomenda que viaje com um guarda-chuva que possa ser comprimido e que não ocupe muito lugar na mochila. É bem capaz de precisar!

Texto: Luis Batista Gonçalves

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.