As suas origens remontam ao século XVI. Era ali, no terreno hoje ocupado pela Plaza Mayor, uma das atrações turísticas mais visitadas de Espanha, que terminavam os limites da vila medieval que daria mais tarde lugar à cidade. Em 1619, sob a supervisão do rei Filipe III, Filipe II de Portugal, o arquiteto Juan Gómez de Mora concluiu as obras de reformulação do local. Três grandes incêndios, em 1631, 1670 e 1790, obrigariam, contudo, a sucessivos trabalhos de recuperação.

Em 1880, em 1935, na década de 1960 e em 1992, a praça sofreu intervenções de relevo que lhe deram o aspeto que ainda exibe hoje. Local animado, repleto de restaurantes, esplanadas, lojas, bancas de antiguidades e estátuas humanas, é um ponto de passagem obrigatório dos turistas que visitam a cidade. A escassos metros dali, algo que muitos madrilenos desconhecem, situa-se o hotel mais antigo de Espanha.

Localizado num edifício histórico com uma arquitetura sublime, o Hotel Petit Palace Posada del Peine não podia ser mais central. A poucos minutos das Puertas del Sol e da Gran Via, uma das artérias mais agitadas da cidade, é o poiso perfeito para uma estadia na cidade. Apesar do prédio que a abriga ter mais de 400 anos, a unidade hoteleira soube adaptar-se às exigências dos tempos modernos. Veja a galeria de imagens deste hotel.

Um hotel para aproveitar

Renovado e convertido num hotel de última geração, este hotel de quatro estrelas, que disponibiliza um iPad e Wi-Fi grátis em cada um dos quartos e aceita animais de estimação, conseguiu manter o encanto de outras épocas. Além de quartos para uso duplo ou individual, disponibiliza habitações para três, quatro e cinco pessoas. Tem ainda uma habitação que abriga seis pessoas, um duplex com escada em caracol com cama de casal, duas camas individuais e dois beliches.

De decoração sóbria, mas simultaneamente contemporânea e urbana, os quartos são espaçosos e confortáveis, mas estão longe de ser os únicos atrativos deste hotel. Uma das coisas que mais encanta quem lá pernoita é a possibilidade de poder alugar gratuitamente uma bicicleta para partir à descoberta da cidade de uma outra forma. Os amantes de espetáculos e de museus também podem adquirir as entradas diretamente na receção sem ter de se preocupar com filas.

Para além de um business center, o Hotel Petit Palace Posada del Peine disponibiliza gratuitamente jornais e revistas internacionais. Um acordo com o parque de estacionamento público mais próximo garante ainda um desconto na tarifa diária de parqueamento, uma vantagem significativa para os portugueses que viajam para Madrid de carro. Aos domingos e às segundas-feiras, a política de horário de saída flexível permite um late check-out gratuito.

Veja na página seguinte: As (novas) atrações turísticas a visitar em Madrid

As (novas) atrações turísticas a visitar em Madrid

Servido na cave, num cenário que resulta de uma reconversão de interiores que dotou o espaço de modernos candeeiros e de um bar com uma sofisticação urbana, o copioso pequeno-almoço buffet, incluído no preço da habitação, é uma forma saborosa de iniciar o dia antes de deambular pela cidade. Faça como nuestros hermanos e delicie-se com uma tostada com tomate, uma fatia de pão torrado regado com azeite e com uma calda de tomate cru. Um verdadeiro pitéu que respeita os princípios mais elementares da saudável dieta mediterrânica.

Um folheto colado no elevador do Hotel Petit Palace Posada del Peine anuncia passeios guiados gratuitos por Madrid, uma forma muito económica de descobrir as principais atrações turísticas da capital espanhola. No entanto, se não for a primeira vez que lá passa férias, o ideal será, porventura, descobrir algumas das novidades que (ainda) não constam dos guias de viagem. Imagine que lhe apetece sair para conhecer gente interessante e… pintar um quadro!

Nesse caso, visite o site da Meeting Paint, uma academia de pintura que alia o conceito de um bar ao de um estúdio de artes plásticas e que organiza aulas de pintura e promove workshops regados com refrescos, vinho e cerveja. Uma forma diferente de sentir o pulso das criações artísticas da cidade. Outro modo original de a desfrutar é dirigir-se até ao Taxi a Manhattan. Considerado um dos restaurantes mais originais de Madrid, recria um ambiente nova-iorquino.

A decoração, espetacular deste espaço, inspirada no bairro trendy do SoHo e concebida para encher o olho, rivaliza com a da sua ementa, muito apreciada e elogiada. Aos fins de semana, há música ao vivo. Nalguns dos restantes dias, as refeições são acompanhadas ao piano ou com a atuação de um DJ. Fica localizado na Calle de la Basílica. Se está numa de um ambiente mais frio, pode acabar a noite no Ice Bar Madrid, um bar de gelo onde a temperatura média nunca desce dos 6º C mas também nunca ultrapassa os 8º C.

Atrações imperdíveis nos arredores da cidade

El Bosque encantado, o jardim botânico e o parque temático de San Martín de Valdeiglesias, a cerca de 75 quilómetros de Madrid, é um dos segredos mais bem guardados da região. Este espaço, único na Europa, reúne obras de alguns dos melhores artistas de topiária (arte de podar plantas em formas ornamentais) de vários tamanhos, além de uma coleção com mais de 500 espécies botânicas, trilhos para percorrer e até uma cascata natural.

Os adeptos de atividades radicais e de desportos de aventura não devem perder o Forestal Park Guadarrama, que muitos consideram o mais original e divertido da comunidade de Madrid. Num cenário natural de grande beleza, este parque florestal integra circuitos com distintos graus de dificuldade, mais de 100 atividades e 12 pistas de slide, uma delas com 235 metros de comprimento. É a única infraestutura do género da região onde pode fazer uma descida sobre água.

Mais mediático e muito procurado por famílias com crianças, o Parque Warner Madrid, localizado a cerca de 25 quilómetros da cidade, em San Martín de la Veja, é outra das atrações turísticas nos arredores da capital española que pode também incluir no seu roteiro.

Além de muitas áreas temáticas com ofertas para todas as idades, o recinto inclui algumas das diversões mais radicais e desafiantes da Europa, como é o caso da Stunt Fall, «a montanha russa dos especialistas», como a descreve o site do empreendimento. SuperMan: Atracción de Acero é, contudo, a mais famosa, atingindo uma velocidade superior a 100 quilómetros/hora. A primeira queda livre inicia-se a 55 metros de altura. Atreve-se?

Texto: Luis Batista Gonçalves

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.