Por detrás de cada hotel esconde-se, à partida, um passado único mas os que lhe mostramos de seguida têm um ponto muito curioso em comum. Os quartos de todos estes edifícios, na sua generalidade edificações majestosas, estiveram no passado destinados a acolher pacientes com as mais diversas maleitas. Hoje, são unidades hoteleiras luxuosas e sedutoras, equipadas com todas as comodidades de que o turista atual não prescinde.

1. Hotel Sofitel Legend Santa Clara Cartagena

Construído no século XVII, permaneceu, durante muitos anos, como instituição de caridade. No início do século XX, Cartagena das Índias foi atingida pela cólera e o Convento de Santa Clara tornou-se um espaço para muitos sem-abrigo, que encheram o local com histórias dramáticas, inspirando o bestseller de Gabriel García Márquez "Amor em tempos de cólera". Hoje, é um dos mais exclusivos e luxuosos hotéis da Colômbia.

Hotel Sofitel Legend Santa Clara Cartagena
Fotografia de Chris Kewish/Sofitel

2. Miami Biltmore Hotel 

Abriu portas na década de 1920, mas o advento da II Guerra Mundial colocou um fim brusco a uma época de glamour. O Departamento de Guerra dos EUA transformou este hotel, localizado no Coral Gables, no hospital do exército, situação que só foi alterada em 1987, quando reabriu como resort. Atualmente, tem 230 quartos e 130 suites e ocupa uma posição privilegiada a apenas 10 minutos das ruas mais movimentadas de Miami, nos EUA.

Hotéis que já foram hospitais
Fotografia de Miami Biltmore Hotel

3. Parador de Guadalupe 

Este típico edifício espanhol, na região de Cáceres, em Eapanha, a pouco mais de 200 quilómetros de Portugal, foi não apenas o Hospital de San Juan Bautista, mas também a Escola de Teatro e Música dos Infantes, um centro para pequenos prodígios, durante o século XVI. O hotel está situado na Vila de Guadalupe, declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Esta unidade hoteleira é famosa pelos seus jardins e pelos seus claustros góticos.

Parador de Guadalupe
Fotografia de Parador de Guadalupe

4. Hotel Hudson 

Construído pela filha de J.P. Morgan para a Associação de Mulheres Americanas, em 1928, este edifício tornou-se um abrigo para a população feminina durante a II Guerra Mundial. Hospedou também soldados holandeses e serviu de hospital. Em 1997, foi adquirido pelo Morgans Hotel Group e, depois de uma remodelação completa, esta luxuosa unidade hoteleira de quatro estrelas tornou-se um dos locais mais famosos de Nova Iorque, nos EUA.

Hotéis que já foram hospitais
Fotografia de Morgans Hotel Group

5. InterContinental Marseille - Hotel Dieu

As origens do edifício que o abrigam remontam a 1188. Antes de 1593, foi lá que funcionaram o Hôpital du Saint-Esprit e o Hôpital Saint-Jacques-de-Galice. Da união dos dois surgiria o Hôtel-Dieu no fim do século XVI. Encerrado em 2006, o edifício foi adquirido pelo InterContinental Hotels Group (IHG), dando origem a um hotel de cinco estrelas, com 194 habitações, numa área com 23.200 metros quadrados, com uma vista para o porto de Marselha, em França.

Hotéis que já foram hospitais
Fotografia de IHG/InterContinental Hotels Group

Hotéis portugueses que também funcionam em antigos hospitais

A nova Pousada da Serra da Estrela (na imagem superior) foi inaugurada nos primeiros meses de 2014, depois de recuperada com o dedo do arquiteto Souto de Moura, trazendo à reconstrução do antigo Sanatório das Portas dos Hermínios um novo fulgor e grandeza. Imponente, no alto da montanha, a 1.200 metros de altitude, a antiga unidade de cuidados paliativos foi transformada numa moderna unidade hoteleira com  92 quartos, incluindo 12 suites.

O mesmo sucede com a Pousada de Viseu, que hoje ocupa o edifício onde, em 1842, foi inaugurado o Hospital de São Teotónio, modernizado pelo arquiteto Goncalo Byrne em 2009. Localizado na antiga estância termal do Caramulo, um local muito procurado por pessoas com problemas reumáticos, respiratórios, renais, metabólicos e intestinais, o Golden Tulip Caramulo Hotel & Spa dispõe de quartos de estilo rústico.

As habitações do antigo Ever Caramulo Mountain & Spa Hotel têm uma sedutora vista para o verde encantador do Vale de Besteiros e para a Serra do Caramulo. Está localizado nas proximidade do Museu do Caramulo, que reúne uma impressionante coleção de arte iniciada em 1953. No seu interior, pode admirar obras de artistas como Salvador Dali, Pablo Picasso, Chagall, Fernand Léger, Vieira da Silva ou ainda Jean Lurçat.

Hotéis que já foram hospitais
Fotografia de Golden Tulip Caramulo Hotel & Spa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.