Lá porque está de férias, não descure a sua imagem. De dia, há uma série de cuidados que não pode deixar de ter para que, à noite, possa fazer sensação e brilhar.

Siga estes nossos conselhos e arrase este Verão!

Cuidados essenciais

Proteger é a palavra de ordem para manter a pele bonita e a salvo dos raios solares. Para além do creme protector de rosto e corpo utilize um spray capilar e bâton com filtro solar. Não saia à rua sem os seus óculos escuros e um chapéu de abas largas que lhe oferecem uma protecção suplementar no rosto e decote.

Já em casa e após o duche faça do after sun o seu hidratante de corpo e aplique fórmulas específicas para regenerar a pele do rosto e cabelo.

Os pés também merecem uma atenção especial nesta época. Todos os dias, após o banho, massaje-os com um creme apropriado. Para torná-los mais macios, aproveite os dias de praia: a areia molhada é um excelente esfoliante.

Auxiliares de bronzeado

Para além das idas à praia (devidamente protegida) tem excelentes ajudantes quer para preparar a pele, activar e intensificar o bronzeado quer para fazer com que adquira um look bronzeado logo nos primeiros dias de férias.

Por ordem: cápsulas e cremes autobronzeadores, cremes pós-solares activadores do bronzeado e maquilhagem em tons bronze para rosto e corpo. Se preferir enfeitar o rosto em tons frescos de Verão (verdes, azuis, rosas), opte por fórmulas resistentes à água para se manter deslumbrante após vários mergulhos.

Aromas de Verão

As temperaturas altas pedem aromas frescos e suaves. Por isso, escolha uma eau de toilette floral ou adquira a versão de Verão do seu perfume de sempre. Outra opção são os cremes de corpo perfumantes que, para além de hidratarem o corpo deixam na pele um cheirinho suave.

Para declarar guerra à transpiração provocada pelo calor (do sol ou das emoções) de Verão tem três hipóteses: em creme, roll-on ou spray. Use a fórmula que preferir, mas use!

Veja na página seguinte: O tipo de alimentação que deve fazer

Menu light

No Verão, o organismo tem novas exigências. As temperaturas altas exigem refeições de fácil digestão, além disso, o metabolismo diminui e, portanto, as necessidades calóricas também.

Prefira carnes magras e reduza o consumo de gorduras e doces, cujo processo de digestão é mais lento e pode criar mal-estar. Opte pelo peixe, legumes e fruta, sem temperos excessivos.

Para evitar as intoxicações alimentares tão frequentes nesta altura, rejeite o marisco, alimentos crus ou mal passados, saladas e vegetais não cozinhados.

Hidrate-se

Para que nos dias mais quentes o corpo mantenha uma temperatura estável, o organismo liberta uma maior quantidade de líquidos e sais minerais, sob a forma de transpiração.

Para evitar a desidratação, aumente a ingestão de líquidos, através de água, sumos e uma alimentação hidratante, à base de fruta e legumes.

Recorde-se que a sede é um sinal tardio de que o corpo começa a esgotar as suas reservas. Portanto, não deve esperar por este indício para beber água, mas evitá-lo o quanto antes.

Texto: Vanda Oliveira
Fotos: Artur (com produção de Mónica Maia)