Estocolmo é uma cidade que respira contemporaneidade. Há bairros inteiros com lojas modernas e criativas onde o design escandinavo está sempre em clara evidência.

Se procura inspiração para decorar a sua casa ou uma peça única para adicionar ao seu guarda-roupa, aproveite para viajar para Estocolmo e descubra por que razão a capital da Suécia é considerada internacionalmente como um ótimo destino para fazer compras.

Moda

Filippa K

Esta boutique é uma verdadeira trendsetter na Suécia. Estilo, qualidade e simplicidade são os três valores centrais da marca que combina o design escandinavo com uma abordagem de negócios holística. É intenção da Filippa K conseguir criar uma coleção totalmente sustentável até 2030, mas enquanto isso não acontece, a marca faz de tudo para melhorar e limitar o seu impacto ambiental. Quando possível são utilizados materiais sustentáveis e os clientes são encorajados a trocar uma peça velha da Filippa K por um desconto numa nova compra. Também é possível alugar a coleção, por quatro dias, em lojas selecionadas, por 20% do preço de venda, incluindo os custos de limpeza.

A marca é membro da Fair Wear Foundation que ajuda a Filippa K a controlar e a implementar os padrões necessários à promoção do trabalho justo entre os seus parceiros de negócio.

A Filippa K prima pela alta qualidade dos seus artigos e a sua alfaiataria especializada é conhecida por produzir incríveis saias, belos vestidos e a mais perfeita camisa masculina.

Nitty Gritty

Se procura roupas invulgares e exclusivas para homens e mulheres, a Nitty Gritty é o lugar ideal para as descobrir.

Embora a loja tenha muitas peças caras, há uma boa combinação de artigos suecos e internacionais a preços mais acessíveis, mas nem por isso menos elegantes.

Grandpa

Södermalm é o bairro mais elegante de Estocolmo e Granpa é uma das suas lojas mais modernas. Além de roupas únicas e malas originais, a loja vende objetos de decoração, peças vintage e muito mais. A sua equipa é fantástica e transmite ao visitante a sensação de que acabou de descobrir a loja mais cool de todos os tempos.

Whyred

O seu lema é "arte, música, alfaiataria", o que já diz muito sobre esta loja (e marca). A Whyred existe há 16 anos e neste tempo tem ajudado os suecos a vestir moda que permanece fiel às suas raízes escandinavas, ao mesmo tempo que adiciona um toque peculiar e quase britânico às suas peças.

Anna Holtblad

Atemporal, e sempre na moda, Anna Holtblad passou os últimos vinte anos a ajudar a definir a moda sueca. As suas roupas têm uma estética inspirada no folclore escandinavo e são as preferidas entre muitas das fashionistas da Suécia.

Uniforms for the Dedicated

Estabelecida por um coletivo de mentes criativas em 2008, a Uniforms evoluiu organicamente para uma marca de moda masculina contemporânea com design sustentável. As suas coleções combinam o streetwear com elementos inspirados nos uniformes do exército e na roupa desportiva. As roupas são feitas exclusivamente de materiais orgânicos e reciclados, cuidadosamente selecionados para incorporar a qualidade certa que a Uniforms representa.

Beyond Retro

Entrar na Beyond Retro Vintage Clothing é uma experiência e tanto! Algumas secções da loja parecem saídas diretamente dos anos 1990, quando as Spice Girls faziam sucesso. Existem atualmente três lojas da Beyond Retro em Estocolmo, todas com artigos exclusivos. Quem adora peças vintage tem muito para ver e escolher.

Design de interiores

Woodstockholm

A Woodstockholm é uma loja de móveis, um bar e um restaurante, tudo no mesmo local. Fica situado na badalada área de Södermalm e oferece um menu temático que muda regularmente, mas sempre com foco em alimentos e vinhos produzidos organicamente.

O que também permanece imutável é o compromisso de sustentabilidade que o Woodstockholm assumiu junto dos pequenos produtores locais (seus fornecedores) e que garante a qualidade e o sabor dos pratos servidos pela casa.

Pequeno e íntimista, com assentos pensados para unir mais as pessoas, este restaurante está sempre cheio. Reserve mesa com antecedência para não ter de esperar muito tempo e acabar apenas com um lugar no bar.

Design House Stockholm

A Design House Stockholm é uma empresa sueca inovadora que agora se tornou uma marca internacional. A empresa funciona como uma plataforma de apresentação para uma variedade de designers que criam peças contemporâneas, elegantes e claramente escandinavas. Só a sua loja principal — integrada na loja de departamentos NK— apresenta o trabalho de mais de 60 designers!

Quem for à procura de móveis bonitos e funcionais e daquilo que de melhor se produz ao nível de design de interiores na Suécia, certamente não ficará desapontado.

Almofadas, roupa de cama, móveis, candeeiros, tapetes… os fãs de decoração podem passar horas nesta loja sem darem por isso.

Asplund

A Asplund é uma loja no centro de Estocolmo que vende móveis e acessórios modernos escolhidos especialmente pelo seu design elegante e a sua alta qualidade.

A loja vende a sua própria marca de mobiliário (e outros acessórios de designers suecos como Thomas Sandell) bem como itens selecionados das mais prestigiadas marcas e designers internacionais da atualidade. Além disso, a empresa desenvolveu a sua própria marca de cozinha Asplund Kitchen.

Artesanato e Livros

Afroart

A Afroart existe desde 1967 e atualmente possui duas lojas em Estocolmo. É gerida por seis designers que, em colaboração com artesãos locais de todo o mundo, criam artesanato étnico para o mercado sueco.

A ideia é usar o design como uma ferramenta para desenvolver e comercializar o artesanato tradicional, a fim de criar empregos nos países em desenvolvimento. A importação é feita diretamente dos artesãos ou através de organizações de comércio justo.

As lojas da Afroart estão cheias de coisas bonitas e artesanato genuíno e são uma maravilhosa explosão de cores!

Keramikerna

Este é o lugar perfeito para quem quer ver, e talvez até mesmo trazer para casa alguns produtos artesanais suecos tradicionais. Keramikerna, que significa "os fabricantes de cerâmica" é uma loja muito genuína e bonita, dirigida por dois artistas que produzem e vendem aqui as suas criações.

Papercut

A Papercut é uma verdadeira joia de Estocolmo. Localizada perto da área de moda em Södermalm, esta loja fundada em 2008, vende uma seleção exclusiva de revistas e livros e tem como ambição ser a melhor loja para as pessoas que consideram a moda, a arte, o design, a música e o cinema uma parte importante da sua vida.

A Papercut também vende algumas lembranças originais perfeitas para levar para casa ou presentear um amigo.

Estocolmo, o paraíso do design escandinavo
créditos: The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.