É impossível conseguirmos ter um número exato da quantidade de aviões que percorrem o mundo todos os dias, mas é mais fácil dizermos-lhe como é o que os passageiros mais experientes conseguem lidar com estes e o que eles fazem para aproveitar ao máximo o conforto durante o voo e também quais as suas regalias. Dê uma vista de olhos nas seguintes dicas e esteja sempre preparado quando for viajar de avião.

Escolha bem o seu lugar

Embora a maioria das pessoas prefira os lugares da parte da frente do avião, a verdade é que as que ficam atrás são melhor atendidas pelos assistentes de bordo.

Chegue cedo

Normalmente o chek-in encerra entre 40 a 60 minutos da hora do voo e por isso, é importante ter em consideração que quanto mais cedo chegar, mais tempo tem para enfrentar as filas e consequentemente ter tempo para alguma eventualidade que possa existir no aeroporto.

Prepare-se para o controlo de segurança

Após ter feito o chek-in e entrar no aeroporto, deve começar a preparar-se para o controlo de segurança em vez de deixar tudo para o fim e acabar por demorar mais tempo a tirar tudo o que tem consigo. Para isso, prepare logo a sua mala ou até mesmo uma peça de roupa, como é o caso de um casaco, com os objetos mais pequenos que tiver e assim que chegar perto do tapeto coloque a mala ou a peça no tabuleiro. Além de usar menos destes, faz também com que seja mais fácil retirar rapidamente todas as suas coisas, após passar pela segurança.

Movimente-se antes do voo

Quer seja um voo longo ou de apenas algumas horas, o ideal é aproveitar o tempo em que está a espera para se movimentar pelo aeroporto. Se conseguir faça alguns exercícios antes, de modo a que quando entrar no avião agradeça o facto de estar cansado e assim não fique inquieto durante a viagem.

Saiba qual o momento certo para o embarque

Assim que o portão de embarque abrir deve levantar-se e tentar ocupar um dos primeiros lugares da fila, isto porque ao fazê-lo terá mais tempo para guardar a sua bagagem de mão e também mais espaço.

Comunique com os assistentes de bordo

Ser simpático e bem-educado pode trazer-lhe algumas “regalias” durante o seu voo, por exemplo mudar para uma fila vazia para dormir, mudar para um lugar com mais espaço para as pernas ou até mesmo conseguir comer duas vezes. Posto isto, mantenha uma boa comunicação e o seu voo será muito melhor.

Saiba quais são os seus direitos

Voos atrasados hoje em dia é quase o prato do dia na maior parte dos aeroportos, mas é importante que saiba aquilo a que tem direito sempre que estes inconvenientes aconteçam. No caso de estar dentro do avião é importante que saiba que se o voo se atrasar para sair durante duas horas, os assistentes de bordo tem como obrigação servir bebidas aos passageiros. Caso o atraso se estenda ainda mais, de quatro ou mais horas, é obrigatório servirem-lhe uma ou mais refeições quentes e no caso de acontecer por mais de oito horas, a companhia é obrigada a instalá-lo num hotel e a fornecer o transporte de ida e vinda para o aeroporto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.