Cidade cheia de história, a capital alemã recebe de braços abertos os grandes e os pequenos turistas. Em Berlim, passe a Porta de Brandeburgo, símbolo da reunião da Alemanha, depois de ter sido um ponto de separação. Aproveite e tire a fotografia ou a selfie da praxe com os militares que estão lá com essa função e, depois, parta à descoberta de uma cidade que tem tanto para oferecer a pequenos e graúdos.

1. Visitar o Reichtag

É o monumento mais famoso de Berlim e atrai anualmente milhares de turistas. A sua cúpula envidraçada é imperdível! Aos sábados, domingos e feriados, tem visitas especiais para famílias, com informações sobre a arquitetura do edifício, a história deste local simbólico da democracia alemã e os métodos de trabalho dos deputados. A entrada é livre, mas exige reserva, que deve ser feita online, com antecedência.

10 coisas que pode fazer em Berlim. A maioria delas com crianças

2. Subir à Torre da Televisão

É o edifício aberto ao público mais alto da Europa. Tem 368 metros e, embora o andar panorâmico esteja mais a baixo, a 200 metros, tem a melhor vista para a cidade. Os mais pequenos vão sentir-se enormes lá em cima e os graúdos também. Aproveite para aprender e lhes contar a história de Berlim, começando pelo facto da Torre da Televisão ter sido construída para representar também o poder da Alemanha do Leste.

3. Descobrir o Museu Urbano de Arte Contemporânea de Berlim

A funcionar desde o dia 16 de setembro de 2017, é uma das novas atrações turísticas da cidade. No interior e no exterior de um antigo edifício, entretanto recuperado, são muitas as obras de arte urbana de mais de 200 artistas de diferentes nacionalidades que os visitantes podem admirar. Muitas delas foram reunidas entre 2014 e 2017 pela Urban Nation, uma organização de promoção da arte ubana no espaço europeu.

4. Andar de bicicleta numa das muitas ciclovias

Berlim é uma cidade plana. Portanto, aproveite para se deslocar de bicicleta enquanto se diverte a (re)descobri-la. Os mais pequenos vão adorar. Há ciclovias por todo o lado e peões e carros estão acostumados à presença dos ciclistas. Pode ainda ver a East Side Gallery, a parte do Muro de Berlim pintada por artistas de todo o mundo, que se estende por 1,3 quilómetros. Se não gosta de caminhar, esta é a melhor forma de o fazer.

5. Fazer um cruzeiro num barco em forma de baleia

Se quiser fazer uma viagem de barco pelos rios de Berlim, uma possibilidade que muitos turistas nem sempre se lembram de incluir nos seus roteiros, escolha o MS Moby Dick, um original barco que percorre rio Havel e o Wannsee e que tem a forma de uma baleia. A visita dura uma hora e parte de Promenade Greenwich em Tegel. Os mais pequenos vão adorar e os adultos também vão ter dificuldade em resistir-lhe.

10 coisas que pode fazer em Berlim. A maioria delas com crianças

6. Aproveitar a beira-rio

Apesar de Berlim estar longe do mar, no verão tem várias praias à beira-rio. A melhor está situada no bairro de Wannsee e é a mais popular entre as famílias por ser grande e ainda por ter um parque de diversões com trampolins para os mais pequenos. Se visitar esta cidade fora do período estival, são muitas as esplanadas com vista para a água de que pode desfrutar na cidade enquanto saboreia uma das famosas cervejas do país.

7. Deambular pelos jardins e pelos parques

Os principais parques da cidade, o Tiergarten e o Tempelhof, são pontos de passagem obrigatória. Um deles, um dos maiores espaços verdes da cidade, foi construído onde outrora existiu um aeroporto. Ruas para percorrer e espaço para as crianças brincarem é coisa que não falta. Não perca ainda o Modellpark Berlin-Brandenburg, onde os monumentos da cidade têm o tamanho certo para os mais pequenos.

10 coisas que pode fazer em Berlim. A maioria delas com crianças

8. Ajudar numa quinta

No meio da cidade de Berlim, há uma quinta magnífica, a Kinderbauernhof Pinke-Panke, onde os mais pequenos podem ter contacto com os animais e, tal como os adultos, ajudar nas tarefas diárias. Cozinhar em lume de chão, fazer pão, reparar bicicletas, usar pedra-sabão para fazer joias, alimentar os mais de 70 animais da quinta são algumas das atividades propostas. Pernoitar numa das cabanas que lá existem é outra das possibilidades.

9. Recordar o passado no Checkpoint Charlie

São muitos os filmes e os romances que incluem cenas vividas no Checkpoint Charlie, uma das muitas atrações turísticas da cidade. Localizado na esquina da Friedrichstrasse and Zimmerstrasse, o antigo posto de fronteira é um dos locais incontornáveis e também um dos mais fotografados. Nas proximidades, existe um museu, o Mauermuseum - Museum Haus am Checkpoint Charlie, que também merece uma visita.

 10 coisas que pode fazer em Berlim. A maioria delas com crianças

10. Ver o que há de novo no Kindermuseum MACHmit!

Aprender enquanto se brinca é o lema do Kindermuseum MACHmit! - Museum für Kinder Berlindeste, um museu instalado numa antiga igreja que dá a oportunidade aos mais novos de viverem aventuras únicas. Todas as exposições são interativas. Há sempre vários workshops a decorrer e existe também a oportunidade de ver vários filmes. Apesar de estar mais direcionado para os mais pequenos, merece uma visita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.