
A risoterapia, ou yoga do riso, é o processo pelo qual o terapeuta do riso conduz um grupo de pessoas, através de diferentes atividades e dinâmicas, a um estado/sentimento de desinibição para conseguir rir de uma maneira natural e sã com a finalidade de atingir uma descarga emocional, desenvolver o sentido de humor, treinar novas habilidades pessoais e conseguir viver em harmonia física, psíquica, emocional e espiritual. Pratica-se em grupo porque uma das características do riso é o contágio e permite libertar, através do jogo, da expressão corporal e da dramatização, as tensões internas do corpo que produzem diferentes bloqueios permitindo superá-los. “Quando uma pessoa se ri todo o seu ser participa dos efeitos benéficos do riso. Também é importante porque enquanto ri não pensa, e por isso, não pode entrar nenhum tipo de pensamento negativo”, diz o terapeuta. Não se pode fazer rir uma pessoa ou um grupo de pessoas instantaneamente, explica ainda o especialista. “É necessário que cada membro se sinta cómodo com o resto dos colegas e estabeleça uma cumplicidade adequada, quer entre eles quer com o monitor, antes que se produza o riso”, sublinha. Benefícios
A risoterapia pode beneficiar todos os que a praticam, sem que haja necessidade de se estar em baixo para poder participar numa sessão. Mesmo como método preventivo de saúde e felicidade vale a pena experimentar. Os benefícios são muitos e comprovados. Ao nível físico a risoterapia melhora o sistema imunológico, já que se ativa a produção de anticorpos que o fortalecem. Além disso, relaxa os músculos do rosto; ativa os músculos do pescoço e do abdómen; acelera o coração e melhora a circulação; multiplica até quatro vezes a capacidade pulmonar e leva à libertação de endorfinas pelo organismo, o que provoca uma sensação de felicidade. Ao nível psicológico deixa os participantes mais extrovertidos, leva-os a um estado mental positivo, aumenta a autoestima e faz com que diminua a timidez. “Quando nos rimos não pensamos em mais nada, já que o riso produz uma barreira aos pensamentos negativos e rirmo-nos de nós mesmos ajuda-nos a ver a vida com outra perspetiva”, refere ainda o especialista.
Saiba mais na próxima página
Objetivos da sessãoO terapeuta esclarece que as sessões devem focalizar-se em função do grupo participante. “Não é igual trabalhar com um grupo de pessoas com fibromialgias, um grupo de adolescentes, um de adultos ou um de seniores”. Diz, ainda, que “não é o mesmo uma sessão de duas horas, onde o objetivo principal é a desinibição e dar-lhes algumas ferramentas para utilizar em casa, que trabalhar com um grupo de pessoas que compareçam periodicamente de forma semanal, quinzenal ou trimestral, onde já há objetivos apresentados e metas a atingir”. Lembra, também, que no início de cada sessão é bom conhecer as expectativas que o grupo tem sobre os resultados que pretende obter, ainda que possam ser “ambíguas e generalistas”. Depois de rir juntos, o terapeuta garante que a impressão que se tem é de maior amizade, de que existem melhores laços afetivos e de comunicação. “Uma agradável sensação de relaxamento e de libertação ao tirar a criança que temos dentro de nós, e de agradecimento pela oportunidade. Ao partilhar as emoções positivas entre duas ou mais pessoas, também se cria um efeito de coesão interpessoal. O humor tem um grande poder para unir a as pessoas e conseguir a coesão de um grupo”, refere ainda. O riso, a família e a educação
Jose Ramon lembra, também, que as relações entre filhos e pais que permitem a diversão, o bom humor e o riso são mais sãs, menos tensas e mais cordiais e que aprender qualquer competência ou conhecimento novo requer um “processo de prova e erro”, nos quais o jogo e a capacidade para rir-se dos fracassos são fundamentais. “O humor facilita a comunicação, como tal, também a comunicação educativa, ajuda a socializar e anima”, conclui. Texto: Eva Falcão
VENCEDORES
- Vera Lúcia Almeida Maltêz
- Adriana Sofia Marinho Lopes
- Inês Antelo Ferreira Botelho Cardoso
- Teresa Alexandra dos Santos Loureiro
- Vânia Isabel Rego dos Santos
- Joaquim Manuel Correia de Oliveira
- Maria Gabriela Santos Ferreira
- Pedro Luís Duarte de Azevedo
- Sandra Maria Gomes Gaspar
- Paulo Alexandre Nunes
- Marisa Alexandra Condeço dos Santos
- Maria Anabela dos Santos Pereira Nunes
- Anabela Pereira Guerreiro de Matos
- Pedro Emanuel Barradas Sardinha
- Catarina Alexandra Gonçalves Leal Rosa Carrola
- Maria de Fátima Correia
- Carla Patrícia Vaz Santos Xavier
- Helena Margarida Pinhal Gomes
- Clara Sofia Vieira Marques Alves
- Alexandra Novo Vilhena
Os vencedores deverão, no dia escolhido para visitarem o evento, apresentar cartão de identificação na bilheteira.
De 31 de outubro a 2 de novembro a arena do Campo Pequeno, em Lisboa, vai recriar o espirito dos mercados antigos portugueses onde então se comprava tudo diretamente aos produtores. Desta feita, adaptando o conceito à temática dos vinhos.
O Mercado de Vinhos do Campo Pequeno vai juntar 115 produtores de vinho e 20 produtores de produtos gourmet portugueses.
Alentejo, Douro, Dão, Tejo, Bairrada, Península de Setúbal, Lisboa, Beiras, Trás-os-Montes, Vinhos Verdes, Carcavelos, Algarve, Açores, Madeira e Porto, são as regiões vinícolas portuguesas presentes no evento
Para ganhar um dos 20 convites duplos que estamos a oferecer basta responder acertadamente às perguntas que deixamos abaixo indicando o número das respostas certas.
Deverá enviar essa informação para o e-mail passatempo_mercadovinhos@sapo.pt Os prémios que temos para oferecer serão entregues a cada 25 participações com a resposta correta.
O passatempo decorre até às 23h59 do dia 29 de outubro de 2014.
Não se esqueça de juntar o seu nome completo, e-mail, e número de cartão de identificação ao e-mail indicado os números das respostas que considera corretas.
APENAS AS RESPOSTAS QUE INCLUAM ESTES DADOS SERÃO CONSIDERADAS.
Cada participante pode concorrer uma única vez. As segundas participações recebidas não serão tidas em linha de conta.
Os vencedores serão anunciados a 30 de outubro de 2014.
Boa sorte!
Perguntas
A) O Mercado de Vinhos traz este ano uma novidade. Qual?
1. Taberna do Mercado
2. Palco com música ao vivo
3. Tasquinha dos Sabores Mediterrânicos
B) Qual é o horário de funcionamento deste Mercado de Vinhos?
1. Das 09h30 às 18h30
2 Das 11h30 às 21h30
3. Das 15h30 às 22h30
Comentários