A antiga residência da família Soares Franco, em Azeitão, tem estado desde sempre associada à imagem da produtora vitivinícola José Maria da Fonseca. Construída no século XIX, a Casa Museu José Maria da Fonseca, foi restaurada em 1923 pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi e hoje pode ser visitada durante todo o ano. O percurso por este espaço de memórias inicia-se com uma breve explicação sobre a história da empresa, seguindo-se a visita a três adegas antigas da propriedade.

Depois de conhecer a Adega da Mata e a Adega dos Teares Novos, onde estagiam vinhos como o Periquita, segue-se a Adega dos Teares Velhos, onde repousam os mais antigos moscatéis de Setúbal produzidos pela companhia familiar, alguns dos quais autênticas relíquias com mais de 100 anos. No final da visita à Casa Museu José Maria da Fonseca, os visitantes têm a possibilidade de conhecer e provar alguns dos vinhos produzidos pela reputada empresa vitivinícola, fundada em 1834.

Ali mesmo ao lado, abriu, em 2021, o restaurante Wine Corner by José Maria da Fonseca, um espaço de restauração que conseguiu impor-se rapidamente como uma referência gastronómica da região. A carta criada pelo chef Luís Barradas privilegia a sazonalidade e a sustentabilidade, dando primazia aos produtos e aos fornecedores locais e a uma cozinha com uma forte inspiração regional. As iguarias servidas convidam à partilha e à descoberta. A carta de vinhos tem mais de 70 referências.

Tínhamos cinco prémios compostos por visitas guiadas, provas de vinhos premium e refeições gastronómicas para duas pessoas para oferecer neste passatempo. Foram mais de 3.400 as participações recebidas. Os vencedores são:

Soraia Sofia Faustino (Laranjeiro)
Tatiana Sofia Marques (Linda-a-Velha)
João Paulo Peixoto (Lisboa)
Carlos Miguel Lopes (Monte Abraão)
Solange Cláudia Gonçalves (Vila Chã)

Se ganhou, muitos parabéns! Muito brevemente, receberá informações sobre os procedimentos a ter para poder usufruir deste prémio no e-mail que nos indicou aquando da sua participação.

Wine Corner by José Maria da Fonseca prepara (muitas) novidades. Sazonalidade e regionalidade continuam a ser prioridade
Wine Corner by José Maria da Fonseca prepara (muitas) novidades. Sazonalidade e regionalidade continuam a ser prioridade
Ver artigo

Esta oferta inclui uma visita guiada à Casa Museu José Maria da Fonseca, uma prova de vinhos premium e uma refeição no Wine Corner by José Maria da Fonseca para duas pessoas, no âmbito de um programa que se inicia às 12h00 com a visita e a prova e prossegue às 13h00 com o almoço, que inclui pão regional, tostas, manteiga do dia, azeitonas e azeites e uma seleção de queijos regionais com queijo de azeitão, requeijão de ovelha, doce de abóbora e noz para dois e um choco frito com maionese de lima, um prego do lombo com chips de batata-doce e uma pera bêbeda com crumble da Piedade, gelado de queijo de Azeitão e redução moscatel José Maria da Fonseca para partilhar.

Esta oferta, que exige marcação prévia e está sujeita à disponibilidade da Casa Museu José Maria da Fonseca e do restaurante Wine Corner by José Maria da Fonseca, inclui ainda uma garrafa de vinho branco ou tinto Periquita, duas soft drinks, uma garrafa de água e dois cafés ou chás. Todos os consumos adicionais serão faturados à parte no final da refeição.

O SAPO Lifestyle assegura apenas a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados nem na entrega de prémios e nas demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor, contacte broader@sapo.pt. NUNCA UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.