A “Revolta das Embalagens by TOUCH” é um projeto-piloto de caráter social e ambiental, com foco na integração sócio ocupacional de indivíduos portadores de deficiências e na promoção da reutilização de embalagens para o desenvolvimento de um negócio social responsável e autossustentável.

“Quisemos estabelecer uma relação sólida de entreajuda social com benefícios reais não só para os envolvidos no projeto como para a sociedade em geral”, comenta Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal responsável pelo financiamento do projeto.

O objetivo era transformar as embalagens de cartão usadas da Tetra Pak em alcofas ecológicas, que podem ser utilizadas numa ida ao supermercado. Todos estes produtos são produzidos pelos utentes e técnicos da Fundação AFID Diferença e os lucros revertem a favor da instituição de solidariedade social. As alcofas podem ser adquiridas junto da AFID ou através do website do projeto.

“Conjugar a vertente ambiental com a social é o melhor de dois mundos. Através desta iniciativa iremos investir na integração socio-ocupacional dos nossos utentes, que contribuirão com o seu talento para a criação de uma marca de design eco-design, que ambicionamos seja um sucesso, de forma a tornar-se economicamente sustentável num futuro próximo”, acrescenta Lutegarda Justo, diretora da Fundação AFID Diferença.