Sem ideias para a Páscoa? Na região do Médio Tejo, no distrito de Santarém, em pleno centro do país, são muitas as propostas! Em Constância, no Sardoal e em Ourém, a quadra pascal é vivida com muita intensidade. Além de passeios à beira-rio e descidas de canoagem, há monumentos, ruas floridas e igrejas enfeitadas para visitar, recriações históricas para (re)ver e muitas especialidades gastronómicas típicas para saborear.

O que acontece em Constância

A poucos quilómetros de Abrantes e da barragem de Castelo de Bode, que também merece um desvio, a localidade onde o poeta Luís Vaz de Camões chegou a viver e a (man)ter um horto que ainda hoje se pode visitar, também conhecida como Vila Poema, vai estar em festa de 20 a 22 de abril. A conhecida Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, inserida nas festas do concelho, atrai anualmente milhares de visitantes.

30 spas ibéricos para relaxar agora na Páscoa
30 spas ibéricos para relaxar agora na Páscoa
Ver artigo

O ponto alto ocorre no dia do concelho, na segunda-feira de Páscoa, que este ano coincide com o dia 22 de abril. É nessa data que se realiza a procissão em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem, que depois de percorrer as ruas enfeitadas da vila se dirige à margem onde o rio Zêzere se une ao rio Tejo. É lá que se encontram os barcos de pescadores ornamentados, que em tempos idos transportavam pessoas e mercadorias entre Constância e Lisboa, que são depois benzidos. Nos quatro dias, além de concertos e outras atividades, também há tasquinhas.

Se decidir visitar esta localidade nesta altura, não perca a oportunidade de fazer a descida do rio Tejo em canoa e de visitar o novo Fluviário de Constância & Vila Nova da Barquinha – Foz do Zêzere, aberto ao público desde o dia 23 de março. Nos arredores, não perca também a oportunidade de partir à descoberta do castelo de Almourol, construído em 1171, localizado ali mesmo ao lado na freguesia de Praia do Ribatejo.

Sem ideias para a Páscoa? Na região do Médio Tejo, são muitas as propostas

O que acontece no Sardoal

O Sardoal, a 21,6 quilómetros de Constância, 150,7 quilómetros de Lisboa, 228,4 quilómetros do Porto e 368,9 do Algarve, é um concelho de profundas tradições religiosas e é neste período pascal que muitas delas ganham maior relevo. No próximo dia 18, quinta-feira santa, a vila ribatejana acolhe a procissão do Senhor da Misericórdia. À noite, a iluminação das ruas é desligada e brilham as luzes das velas e dos archotes.

30 jardins e espaços verdes portugueses onde vale a pena ir. Será que já os conhece a todos?
30 jardins e espaços verdes portugueses onde vale a pena ir. Será que já os conhece a todos?
Ver artigo

"Nas janelas das casas, nas varandas e escadarias do convento de Santa Maria da Caridade, acendem-se mais de 600 lamparinas. São, também, expostos durante a procissão os painéis do século XVIII com cenas da paixão pertencentes à [Santa Casa da] Misericórdia [do Sardoal]", informam ainda os promotores do StayOver Fátima-Tomar, "uma campanha que convida à visita do Médio Tejo, uma região vasta e repleta de misticismos, pontificada pelos altares da fé mariana e pelo património milenar monumental", como fazem questão de sublinhar os seus dinamizadores.

Entre a quinta-feira santa e o domingo de Páscoa, grupos de moradores, entidades e associações do concelho colaboram na elaboração de tapetes de flores que são, depois, colocados no chão das igrejas e das capelas da vila e de localidades vizinhas daquela que é conhecida como Vila Jardim. Aproveite para deambular pelo centro histórico e para admirar o portal renascentista da igreja da Misericórdia, do século XVI.

Sem ideias para a Páscoa? Na região do Médio Tejo, são muitas as propostas

O que acontece em Ourém

A pouco mais de 90 minutos da capital, Ourém é outra das alternativas a considerar. Aqui, o destaque vai para a recriação histórica da Paixão de Cristo, um acontecimento que percorre as ruas da vila medieval, "num cenário que alia a espiritualidade à contemplação do património do lugar", como o descrevem os promotores do StayOver Fátima-Tomar. Esta recriação da Via Sacra, encenada desde 1999, acontece há 20 anos.

Já a pensar nas férias de verão? Temos 20 ideias para lhe propor
Já a pensar nas férias de verão? Temos 20 ideias para lhe propor
Ver artigo

Um evento "que que se tem mantido e ganho dimensão graças ao ambiente pitoresco mas, também, devido aos figurinos realistas e às interpretações bem conseguidas por parte dos seus elementos", sublinham os responsáveis. "Esta iniciativa, reconhecida como uma das melhores recriações históricas de Portugal, ocorrerá na sexta-feira santa [no dia 19 de abril] e aguarda-se que traga milhares de pessoas ao centro histórico de Ourém, como é tradição todos os anos", informam os promotores da campanha. De 14 a 21 de abril, são muitas as atividades agendadas.

Na antiga Vila Nova de Ourém, agora cidade, além do museu municipal e do jardim público, pode também visitar o Parque Linear de Ourém. O castelo da cidade, também conhecido como Paço dos Condes de Ourém, é outro dos pontos de paragem obrigatória. A pouco mais de 10 quilómetros dali, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é outra das atrações turísticas que também não pode deixar de visitar.

Sem ideias para a Páscoa? Na região do Médio Tejo, são muitas as propostas

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.