
Passageiros que pressionam com os joelhos as costas dos assentos, que passam a viagem com o assento reclinado, crianças a chorar ou passageiros que não colaboram e não param de protestar são os principais motivos elencados pelos passageiros para descrever uma viagem insuportável.
No entanto, o que mais irrita a quase dois terços dos passageiros portugueses, é ter uma pessoa com excesso de peso ao lado no avião, a tal ponto que preferiam que estes ocupassem outro lugar de acordo com a sua fisionomia.
A equipa da www.jetcost.pt realizou uma pesquisa que faz parte de um estudo sobre as experiências dos europeus quando viajam de avião, incidindo com especial atenção, nas experiências mais negativas.
O estudo abrangeu 3.000 pessoas (500 de cada uma das seguintes nacionalidades: ingleses, espanhóis, italianos, alemães, portugueses e franceses), com mais de 18 anos e que tivessem viajado pelo menos uma vez, nos últimos dois anos.
Primeiro foi perguntado a todos os participantes, se alguma vez durante um voo aconteceu algo que tenha tornado o mesmo insuportável, tendo a ver com comportamento inconveniente ou irritante, por parte de algum companheiro de viagem, ao que mais de
Metade dos participantes (56%) considera que, pelo menos uma vez, já tiveram sentadas ao lado de um passageiro que teve um "comportamento inconveniente ou irritante" tornando a viagem "insuportável".
Estes foram os motivos:
- O passageiro da frente teve as costas do seu assento reclinado durante todo o voo (42%).
- Uma criança não parou de gritar ou de chorar (35%).
- Um ou mais passageiros não pararam de protestar e não colaboravam com os assistentes de voo (31%).
- O passageiro sentado ao meu lado tinha excesso de peso e ocupou parte do meu espaço (28%).
- O passageiro atrás de mim não deixou de pressionar com os joelhos as costas do meu assento (14%).
Aos participantes foi perguntado se achavam que um passageiro com excesso de peso deve ter uma área especial no avião com assentos em conformidade com o seu tamanho: 64% acham que sim. Quando foi perguntado se pensavam que estes deveriam pagar mais para ter um assento com mais espaço, 77% respondeu que sim.
Em termos de resultados a nível europeu, os britânicos e os franceses são os europeus que querem assentos com mais espaço para as pessoas com excesso de peso: britânicos (79%), franceses (72%), portugueses (64%), italianos (61%), espanhóis (56%) e alemães (32%)
Comentários