Apaixonaram-se por Portugal e agora querem mostrá-lo ao mundo, como o Modern Life noticiou nos primeiros meses deste ano. Amantes do surfe e criativos por natureza, Tobias Ilsanker e Philip Zylla, dois alemães, conheceram-se cá em 2015. Ao ver o trabalho do fotógrafo e cineasta autodidata, o produtor desafiou-o a fazer um documentário que conta a história de vida e do quotidiano de um grupo de portugueses.
O resultado é "Movement - A journey into creative lives". Inicialmente prevista para julho, a longa-metragem, uma viagem que assenta em vivências, é exibida mais logo, em antestreia, no Cinema São Jorge, em Lisboa, a partir das 20h00. A entrada é gratuita mas o bilhete tem de ser reservado previamente. "Saímos das regiões mais turísticas, tentando mostrar um Portugal mais versátil", assegura o cineasta alemão.
"Temos pessoas da região do Tua, de Castro Marim, dos Açores... Há uma pessoa que vive num barco. É bastante representativo", garante Tobias Ilsanker, um apaixonado pelo nosso país. Gravado em inglês e legendado, o filme entra agora no circuito dos festivais de cinema e da televisão, para rentabilizar o investimento feito. O trailer do documentário, que pode ver nas imagens abaixo, está disponível no site do projeto.
Comentários