Arranca hoje a quarta edição do The Pitch Market e vem cheia de novidades. Além de um novo formato, tem também uma nova localização. O Terreiro do Paço deu lugar a Belém e os contentores marítimos foram substituídos pelas pitch stores, pequenas casas modulares que dão agora forma a uma verdadeira cidade do design à beira rio. Durante quatro dias, estão presentes mais de meia centena de marcas, todas portuguesas.
Neste mercado urbano, que ano após anos atrai milhares, é possível encontrar mobiliário, cerâmica, iluminação, têxteis para a casa e gadgets tecnológicos. "Nesta edição, vamos ter marcas que nos acompanham desde o início, outras que regressam e também marcas novas, que vêm de todas as zonas do país, incluindo das ilhas", afirma Tiago da Costa Miranda, o responsável pela iniciativa, em comunicado.
"Acreditamos que a junção do novo formato, a Cidade do Design, como lhe chamámos, com a nova localização, mesmo ao lado do Padrão dos Descobrimentos, vai marcar uma nova era na vida do The Pitch Market e também no processo de democratização do design e da decoração feitos em Portugal", afirma o mentor do projeto, que volta este ano a ser desenvolvido em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa.
Até ao final do dia do próximo domingo são esperados mais de 120.000 visitantes. Além das pitch stores, o evento contará com a exposição de uma coleção privada de eletrodomésticos e equipamentos das décadas de 1960 e 1970, workshops, apresentações de marcas e ilustrações ao vivo, entre outras atividades também elas gratuitas. O The Pitch Market estará diariamente aberto entre as 10h00 e as 20h00.
A montra do design nacional que muitos vão querer espreitar
Adolfo Mendonça, de Ponta Delgada, é um dos designers presentes pela primeira vez no The Pitch Market. Inspirado pelo mar do arquipélago dos Açores, é um ceramista que harmoniza os seus conhecimentos de design com as técnicas artesanais da cerâmica, a arte que o atrai. Também a Musgo, marca sediada no Porto que apresenta soluções de design assentes na sustentabilidade e na simplicidade, marca presença.
Respeitando as características e a história da madeira reutilizada de casas antigas portuguesas, surpreende pelas originais soluções que oferece. De Loulé, no Algarve, vem o Projecto Tasa, uma empresa que aposta na simbiose entre o design e o artesanato algarvio com reminiscências de tempos idos como uma via para elevar as artes tradicionais da região, mantendo sempre a sua utilidade e matriz cultural.
Marcas de maior dimensão, como a Ivo Cutelarias da Benedita, uma empresa que está no topo mundial do design de cutelarias, também marcam presença, lado a lado com outras como as Aldeias Históricas de Portugal, Petrus by Ana Almeida, Modo Papel, Dai, Um Barra Um, TEX MB, EGG Electronics, HR Design Studio ou ainda, em estreia, a Clube Home, que é a nova aposta do site de comércio digital Clubfashion.com.
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