Organizado pela autarquia, o Festival, que decorre entre 01 e 23 de julho, tem como principal objetivo dinamizar o comércio tradicional, através de várias ações de promoção concelhia como o artesanato ou a gastronomia.

O principal ingrediente do festival é a instalação artística "The Umbrela Sky", que tal como nos anos anteriores irá encher as ruas da baixa da cidade com milhares de guarda-chuvas coloridos, uma imagem que já se tornou num cartão-de-visita.

"Com esta imagem colorida dos chapéus, Águeda tem ganho algumas referências a nível internacional. A última foi a da CNN que considerou a cidade de Águeda como uma das 25 cidades mais coloridas do mundo", disse à Lusa o vereador Edson Santos. Segundo o autarca, estas referências têm ajudado a projetar a cidade de Águeda e a região, contribuindo também para o aumento do número de turistas.

Apesar de o festival acabar no dia 23 de julho, os guarda-chuvas vão permanecer nos céus de Águeda até ao final do mês de setembro. Além desta instalação artística, o evento inclui dezenas de concertos gratuitos, tasquinhas, feira de artesanato, animação de rua, arte urbana e o espaço Agitakids.

Artistas internacionais

Entre os vários artistas que vão passar pelo palco do AgitÁgueda, destacam-se as presenças de Amor Electro (dia 7), Lusa (13), Ugly Kid Joe (dia 14), Anthony B (dia 15) Macy Gray (dia 21) e Gabriel O Pensador (dia 23).

A animação de rua é outra das apostas com os encontros de Homem-Estátua e de Fanfarras, a Silent Party, Body Painting, Performance Água e o Carnaval Fora d'Horas + Sakthi Color Day. O AgitÁgueda conta com um orçamento de mais de 500 mil euros e é dirigido a todos os públicos.