No que diz respeito à cozinha, áreas amplas, em open space, equipamentos com linhas minimalistas e cores neutras continuam a ser tendência. Contudo, neste novo ano, a mistura de cores, padrões e materiais ganham uma vida especial.

A Miele apresenta as grandes tendências para tornar a cozinha numa área funcional, sem descurar a estética visual e, claro, adaptada à personalidade de cada pessoa ou família:

1. Cozinha Monocromática

Embora já o tenhamos visto em 2022, graças ao conceito open space, adaptar a cozinha à decoração da sala é fundamental para tornar o espaço mais harmonioso. O ideal será optar por móveis com apenas uma cor. Apesar do branco continuar a ser uma das cores principais, em 2023, os tons verde, azul e terracota vão destacar-se. Já as superfícies brilhantes dão agora lugar ao acabamento em mate.

2. Diferentes padrões e estilos

Quem disse que o backsplash tem de ser um azulejo branco? Esta área pode ser a tela perfeita para uma parede criativa. Até agora, temos visto uma tendência crescente de cozinhas com móveis elegantes e decorativos, frentes lisas e sem puxadores, mas a verdade, é que esta deve representar as pessoas que vivem na casa e cada detalhe faz a diferença.

Investindo em móveis tradicionais, os modelos com puxadores pretos vão ser um must-have. A ideia é apostar num contraste, armários brancos com puxadores pretos são os mais comuns, mas poderá optar por outras cores dando ainda mais personalidade à cozinha.

3. Equipamentos modernos e eficientes

Hoje em dia as cozinhas já se encontram equipadas com eletrodomésticos modernos e eficientes com ligação à rede wifi, exaustores de última geração integrados na placa, sistemas de cozedura de indução inovadores, entre outros.

4. Modelos de encastre. Sim ou não?

Os modelos de encastre, são ideais para manter os espaços sóbrios, elegantes, com linhas serenas e um conceito minimalista para quem tem a cozinha e a sala na mesma divisão. Em 2023, vamos assistir a uma maior exposição dos equipamentos.

5. Materiais e equipamentos sustentáveis

Caminhamos para designs clássicos e atemporais, materiais naturais e duráveis, como a madeira, a pedra e o aço, que podem durar muitos anos. A verdade é que a origem e o reaproveitamento dos materiais são cada vez mais uma preocupação do consumidor.

6. Cozinha tecnológica

Há alguns anos, se nos dissessem que seria possível interagir com os eletrodomésticos que temos em casa a partir de qualquer lugar diríamos certamente que não seria real. A verdade é que existem cada vez mais equipamentos com conectividade, que nos dão uma maior liberdade no que diz respeito às tarefas diárias. Programar a máquina de lavar louça, ver rapidamente se o programa de lavagem da roupa já terminou ou se o forno está pré-aquecido, são algumas das funções da app da Miele@Mobile, por exemplo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.