Localizada entre a vila de Penamacor e a cidade do Sabugal, junto à fronteira com Espanha, a Reserva Natural da Serra da Malcata ainda é considerada um dos últimos refúgios naturais do território português.

O lince-ibérico é uma das espécies que aqui encontra uma casa, sendo também o símbolo da Reserva. Esta espécie é bastante menor do que os linces eurasiáticos e a característica mais marcante são os pelos negros no topo das orelhas triangulares. Para viver, ele prefere locais tranquilos cobertos de vegetação densa e rasteira, longe das populações, de forma a poder caçar livremente coelhos-bravos e lebres, a sua alimentação preferida.

Num passeio pela Reserva, avistar um lince-ibérico não será fácil mas a fauna da Reserva Natural é muito diversificada, sendo possível observar outros mamíferos e vários tipos de aves de rapina, entre as quais se destaca o abutre-negro, cuja envergadura chega a ter mais de três metros.

Situada numa zona pouco habitada de vegetação, a Reserva Natural da Serra da Malcata também é marcada pelos diversos cursos de água que por aqui passam, como os Rios Coa e Bazágueda e a Ribeira da Meimoa, onde se encontram diversas praias fluviais.

Para melhor conhecer a área, visite o Centro de Educação Ambiental e explore um dos percursos pedestres propostos pelos Serviços do Parque. Para quem gosta de adrenalina, pode optar por atividades mais radicais, como BTT ou canoagem.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.