Localizada entre a vila de Penamacor e a cidade do Sabugal, junto à fronteira com Espanha, a Reserva Natural da Serra da Malcata ainda é considerada um dos últimos refúgios naturais do território português.

O lince-ibérico é uma das espécies que aqui encontra uma casa, sendo também o símbolo da Reserva. Esta espécie é bastante menor do que os linces eurasiáticos e a característica mais marcante são os pelos negros no topo das orelhas triangulares. Para viver, ele prefere locais tranquilos cobertos de vegetação densa e rasteira, longe das populações, de forma a poder caçar livremente coelhos-bravos e lebres, a sua alimentação preferida.

Num passeio pela Reserva, avistar um lince-ibérico não será fácil mas a fauna da Reserva Natural é muito diversificada, sendo possível observar outros mamíferos e vários tipos de aves de rapina, entre as quais se destaca o abutre-negro, cuja envergadura chega a ter mais de três metros.

Situada numa zona pouco habitada de vegetação, a Reserva Natural da Serra da Malcata também é marcada pelos diversos cursos de água que por aqui passam, como os Rios Coa e Bazágueda e a Ribeira da Meimoa, onde se encontram diversas praias fluviais.

Para melhor conhecer a área, visite o Centro de Educação Ambiental e explore um dos percursos pedestres propostos pelos Serviços do Parque. Para quem gosta de adrenalina, pode optar por atividades mais radicais, como BTT ou canoagem.