Lemos em casa, no aconchego do sofá; lemos em pé, numa curta viagem de metropolitano; gostamos de ler na praia, no campo, enquanto aguardamos pela consulta; na pausa para o almoço. Quem tem no livro uma companhia, faz por tê-la por perto. A 23 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Mais um pretexto para lermos ou, mesmo, para manifestarmos publicamente o apreço pela leitura.

Neste âmbito, estão programadas para a capital uma série de atividades que têm o livro como principal motivador e o objetivo de promover a literatura e os hábitos de leitura. Iniciativas para diferentes faixas etárias, no âmbito da iniciativa “Ler em Todo o Lado”, promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) juntamente com a Câmara Municipal de Lisboa.

Desta forma, das 14h30 às 16h30, celebra-se este 23 de abril com o “ManiFESTA-te pela leitura!”. Trata-se de uma marcha e momento festivo de celebração do livro, dos autores e dos leitores organizado pelo Plano Nacional de Leitura 2027.

O desfile realiza-se em Lisboa com início na Praça Luís de Camões e seguirá pelo Chiado com paragens para leitura em voz alta em várias livrarias.

Já pelas 17h00, está programado um “Ciclo de Concertos” na Biblioteca Palácio Galveias e uma sessão de “Leituras Diversas” na Biblioteca dos Coruchéus.

A arte poética de Sophia Mello Breyner Andersen vai invadir a Biblioteca Orlando Ribeiro na iniciativa “Sophia na Biblioteca Andante” das 18h00 às 19h00.

Também ao final da tarde, às 18h00, está programada uma “Tarde de Leitura sobre o Oriente”, com a Livros de Bordo.

O dia termina com o “Prémio Livro do Ano Bertrand 2018”, uma cerimónia onde serão divulgados os vencedores deste concurso. Ao longo do dia estará ainda a decorrer uma recolha de livros para o Centro de Dia da Apoio, na livraria Espaço.

Para além destas iniciativas, a “Ler Em Todo o Lado” agenda até ao final do mês de abril um conjunto de atividades que podem ser consultadas aqui.