Há cada vez mais apaixonados pelos pinheiros de Natal naturais. Quem já se rendeu destaca o perfume, a tradição e o facto de ser a opção mais ecológica ao escolher o abeto natural em detrimento da árvore artificial. A perfeição, simetria e elegância da sua forma fazem com que estas plantas proporcionem decorações mágicas. O aroma a pinheiro ajuda a criar uma atmosfera muito agradável a que muitos não resistem.
As espécies comercializadas para serem árvores de Natal são produzidas em viveiros especializados em abetos nórdicos. Por cada árvore abatida outra é plantada no seu lugar. É uma produção agrícola como outra qualquer. Nos dias de hoje a ideia de que os pinheiros são abatidos nas florestas já não faz sentido porque a lei não permite abates nas matas, a não ser que sejam desbastes controlados provenientes do ordenamento da floresta.
Os pinheiros naturais são amigos do ambiente
Do ponto de vista ambiental a opção pela árvore natural é a escolha certa, dado que a sua produção consome grandes quantidades de dióxido de carbono e produz oxigénio para a atmosfera. Uma única árvore poderá consumir uma tonelada de dióxido de carbono ao longo da sua vida. Depois de serem utilizadas, as plantas são biodegradáveis.
A maioria das câmaras municipais recolhem gratuitamente para reciclagem. O fabrico de uma árvore artificial à base de metal e plástico produz dióxido de carbono e é muito poluente. Como não é reciclável, o seu destino é ficar em aterros sanitários durante séculos.
As espécies mais apropriadas
A árvore perfeita será aquela cuja forma seja em cone e com grande densidade de ramagem. As três espécies mais populares e que são comercializadas em Portugal são:
- Abies nordmanniana
É a conífera mais popular para este fim. As folhas são agulhas verdes escuras e brilhantes.
- Picea abies
Variedade com agulhas mais pequenas, mais finas e de cor mais clara.
- Picea pungens
Também muito procurada por quem prefere alternativas naturais, esta é uma espécie de cor cinzenta azulada.
Vantagens da utilização dos pinheiros naturais
- A sua produção consome CO2 e produz oxigénio.
- É biodegradável e amiga do ambiente.
- Tem o aroma agradável do pinheiro.
- Depois do Natal pode plantar a árvore no jardim.
Texto: Tiago Veloso (engenheiro agrónomo)
Comentários