São várias as peças de roupa que usamos diariamente, mas cada uma delas tem uma forma de tratamento diferente no que toca à lavagem. Quantas vezes já se perguntou se ainda pode voltar a reutilizar aquela peça ou se tem de a lavar? Nem todos conhecem as regras de lavagem, no que diz respeito a tempo e forma. Por exemplo, há algumas peças que devem ser lavadas do avesso, pois absorvem os fluidos corporais. E, às vezes, as nossas roupas estão bem mais sujas do que parecem. Veja por isso esta lista que lhe explica quantas vezes pode usar determinada peça antes de lavar.

1. Cuecas e meias: nunca deve reutilizar

Começamos pelo mais fácil e básico, já que é uma regra simples de higiene. Desde a infância somos instruídos quanto às regras de uso das cuecas e meias e com razão: a quantidade de bactérias que ficam alojadas é muito alta. Aqui todos irão concordar que as roupas íntimas devem ser lavadas após cada uso.

2. Jeans: depois de cinco ou seis vezes

Um tópico comum de conversa é a frequência com que se deve usar as calças de ganga, antes de lavá-las. A verdade é que as calças de ganga têm uma resistência grande a vincos e tudo aquilo que são efeitos claros do uso e se lavadas muitas vezes perdem a sua cor original, por isso o número ideal de uso é de cinco a seis vezes.

3. Blusas e tops: depois de cada utilização

Deve tratar estas peças como roupas íntimas, porque estão em contato muito próximo com a sua pele e absorvem a maior parte do suor. Lave-as depois de cada uso. A única exceção é se as usou apenas por uma hora ou menos, ou se forem tops cavados, que não têm contacto com a zona das axilas.

4. Vestidos: depois de usar uma ou duas vezes

Não é necessário lavar os seus vestidos depois de cada uso, pois isso pode estragar o tecido e desbotar a cor, especialmente se usou um top por baixo. Nestes casos (e também dependendo dos tecidos) basta lavá-lo depois de o usar uma ou duas vezes. Mas se usou o vestido durante um dia quente de verão, é melhor lavá-lo logo de seguida, pois o tecido absorveu muito suor.

5. Sutiã: depois de quatro ou cinco vezes

O sutiã não tem a mesma lógica de cuidado que têm as cuecas e meias e assim sendo não precisa lavá-lo todas as vezes que o usar. Contanto que a peça seja ventilada após cada uso, é possível usá-la até quatro/cinco vezes. Atenção que os sutiãs de desporto não estão incluídos nesta categoria.

6. Roupa de desporto: depois de cada utilização

Sempre que for ao ginásio ou fizer desporto deve lavar as roupas que usou, à exceção de uma camisola ou algo mais quente que possa ter usado apenas no início do treino. Não importa quanto tempo treinou: há sempre suor envolvido e bactérias provenientes das máquinas que usa e que estão em contacto com outras pessoas.

7. Pijama: semanalmente

O mau cheiro dos pijamas sujos pode arruinar o seu sono tranquilo e fazer com que se sinta cansado. Cuide do seu sono e mantenha o seu pijama limpo para conseguir uma boa noite de descanso. É indicado tomar um banho antes de ir para a cama e, nesse caso, pode usá-lo até cinco a sete vezes.

8. Saias, calças e calções: depois de três vezes de utilização

É necessário lavar saias, calças de tecido e calções com mais frequência do que as calças de ganga (ou saias e calções de ganga). Portanto já sabe: depois de cerca de três utilizações deve pensar em lavar estas peças.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.