Depois do verão, as árvores largam verdadeiros mantos. Há quem, erradamente, as recolha do chão com uma pá, mas a melhor maneira de o fazer é com a ajuda de uma vassoura, um processo garantidamente mais rápido. As folhas mortas que invadem o solo dos jardins nos meses de outono e de inverno não devem, contudo, ir para o lixo, alertam os especialistas em jardinagem. Use-as para criar um leito de folhas, como faziam os antigos.

Para isso, depois de as recolher, guarde-as num saco preto opaco, como os que se usam para colocar o lixo, preferencialmente com 200 litros. Feche-o e faça uns furos com a ajuda de uma forquilha ou de outro utensílio de jardinagem pontiagudo. Reserve durante um ano e utilize como substrato, uma vez que os resíduos se transformam num húmus fino e compacto, fertilizando a terra.

Se preferir, também pode usar as folhas caídas para proteger os maciços de vivazes do frio. Para isso, só tem de os cobrir com pequenos ramos de madeira, o suficiente para impedir as folhas de voar e de se espalhar pelo jardim. O ideal é fazer uma camada com cerca de 30 centímetros (que no prazo de duas semanas ficará reduzida a 10), abrindo espaço para o topo das plantas, para que não fiquem tapadas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.