Uma casa, tal como a roupa, pode ir ganhando e acumulando cheiros, nem sempre muito agradáveis. O ideal é que a mesma seja constantemente arejada através da circulação de ar e que se complemente com um cheirinho agradável. Os ambientadores são próprios para isso e para criar um ambiente mais acolhedor, uma vez que promovem uma sensação de bem-estar. No entanto, como cada ambiente de sua casa tem um propósito diferente, nada como saber qual o cheiro que melhor se adequa a cada um.

Mesmo não levando a aromaterapia muito a sério, se é para fazer é melhor que se faça com algum propósito, até porque os cheiros vão influenciar o seu estado de espírito. Por exemplo, o eucalipto favorece a concentração e diminui a tensão, a canela aquece o ambiente e promove a interação, a laranja proporciona bem-estar e alegria, etc...

Começando pela sua área de repouso, o quarto. Como o propósito é relaxar e descansar o corpo e a mente os aromas leves são os ideais. Camomila, manjerona ou lavanda são alguns dos exemplos. Porém, se o intuito é criar um ambiente romântico, nada como apostar no jasmin, patchouli, rosa ou sândalo.

Uma casa de banho com cheiro a limpo é essencial por isso, capriche em aromas de flores como lavanda, gerânio e palmarosa.

Não há nada pior que o cheiro a fritos ou outras comidas a pairar no ar da sua cozinha portanto, para um ambiente mais fresco são recomendados os aromas cítricos como o limão, a laranja ou tangerina. Por outro lado, se a ideia for neutralizar odores, use a canela ou a erva doce.

Agora que já sabe quais os aromas que deve usar, nada como experimentar em sua casa. Deixamos-lhe duas sugestões caseiras e um pouco mais saudáveis, livres de parabenos ou quaisquer tipos de conservantes.

  • Num frasco de abertura pequena – não se esqueça de reutilizar frascos de compota ou assim – coloque ¼ de óleo de amêndoas doces e 12 gotas de um óleo essencial do aroma pretendido. Agite muito bem e de seguida coloca alguns paus de madeira. Estes irão embeber o conteúdo e libertar o cheiro. Deve ir virando os paus sempre que necessário.
  • A outra opção é colocar num frasco pequeno 20 gotas do óleo essencial e 3 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio. Cubra a tampa com um pano e ate o mesmo à volta da abertura, com o intuito de fazer uma tampa. Faça cerca de 6 furos com uma agulha no pano.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.